Fórum

Combat Rework/EoC/OSRS

Código de busca rápida: 44-45-584-57235

de 4
Airworthy
mar Membro 2019

Airworthy

Postagens: 91Ferro Postagens Perfil no Fórum Diário de Aventuras
Olá, bom(a) tarde/dia/noite a todos.

Ao assistir o vídeo Q&A de 27 de setembro algo me chamou a atenção, um possível rework em combate. Ao pesquisar um pouco, vi o tamanho da rixa entre quem é a favor e quem é contra a EdC ainda hoje. Como um jogador que desde o começo não teve muito interesse na evolução de combate, fico impressionado com o ódio que algumas pessoas têm do Legacy e até do Oldschool, muitas vezes, dizendo que a Jagex devia era retirar os servidores OSRS e o recurso do Legacy mode. Sendo que, muito provavelmente, a existência dos dois deve ser responsável por ao menos 60% dos jogadores online diariamente (50% apenas no OSRS).

Outra coisa que observei, foi o fato de as pessoas pró e contra o “novo” (de quatro anos atrás) sistema de combate ficarem repetindo algumas coisas que não considero bons argumentos em prol de sua causa. Claro que ninguém é obrigado a não usar esses argumentos (obviamente) mas, acredito que as discussões acerca do modo de combate do jogo seriam mais produtivas. Gostaria de expor alguns “argumentos” que se encontra rotineiramente, e que considero um tanto quanto irritantes e sem sentido:
Primeiramente, esqueça disso de que “quem não gosta da EdC é por que não gosta de mudanças”. Isso é uma falácia sem tamanho (escocês de verdade), e de maneira alguma representa a totalidade de quem não gosta do novo sistema de combate. Muitas pessoas não gostaram da EdC, mas gostaram de diversos outros conteúdos lançados ao longo da história do game. Esse argumento mais parece uma tentativa desesperada de ridicularizar quem não gosta de usar esse sistema.

10-out-2016 17:48:47

Airworthy
mar Membro 2019

Airworthy

Postagens: 91Ferro Postagens Perfil no Fórum Diário de Aventuras
Outro argumento que eu não usaria é: “Quem diz não gostar de usar a EoC, não jogou o bastante/não deu uma chance para o novo sistema de combate”. Novamente, outra péssima generalização. Boa parte das pessoas que conheço e pararam de jogar, testaram a EdC ainda quando Beta (me incluo nisso) e, desde então, não gostou do novo sistema. A maioria, que jogou após o lançamento, tentou por algumas semanas e até meses, se adaptar ao novo estilo de combate. Se você não tem números que comprovem que uma maioria esmagadora (ônus da prova) realmente não gosta do novo sistema de combate pelos motivos citados acima, você está apenas inventando coisas para defender o que VOCÊ gosta. O que é, no mínimo, intelectualmente desleal.

10-out-2016 17:49:16

Airworthy
mar Membro 2019

Airworthy

Postagens: 91Ferro Postagens Perfil no Fórum Diário de Aventuras
“Vocês ainda têm o OSRS, por que motivo ainda odeiam a EoC?”. Sim, é verdade, ainda temos o OSRS. Agora imagine-se dedicar alguns anos da sua vida aumentando níveis e fazendo amigos (as duas principais premissas de um mmo, certo?), daí então, um update tira de você ambas as coisas. É como a parcela da comunidade que não gostou da EdC se sente. Nós ainda temos o OSRS, desde que possamos dedicar tempo e dinheiro para ganhar níveis por lá, afinal, nossa conta verdadeira (a qual dedicamos bastante), está presa ao RS3, do qual não gostamos. E para piorar, uma enorme parcela de nossos amigos simplesmente pararam de jogar, pelo simples motivo que não gostaram do novo modo de combate e não têm tempo o suficiente para começar “do zero” no OSRS. Concordo que a Jagex não deva investir em nós (players mais velhos, com pouco tempo para o jogo) o mesmo tanto que investe em players mais ativos, mas, o que fizeram foi simplesmente dumped boa parte de nós. Foi algo um tanto quanto desrespeitoso.

“Vocês deviam se adaptar às mudanças, as coisas evoluem”. Primeiramente, o que significa evoluir para vocês? Em segundo lugar, o que impede de uma mudança acabar se mostrando algo ruim? Isso me lembra uma história de uma empresa de refrigerantes que tentou mudar sua fórmula nos anos 80, a desculpa é que a nova fórmula seria muito melhor. Após alguns milhões de dólares de prejuízo, a única saída foi trazer a fórmula antiga de volta, e de quebra investir alguns novos milhões em publicidade (para anunciar a volta da antiga fórmula). O respeito pelo passado e seus fundamentos (geralmente mais sólidos) também é importante para uma empresa, saber admitir um erro e buscar corrigi-lo pode ser algo vital.

10-out-2016 17:49:53

Airworthy
mar Membro 2019

Airworthy

Postagens: 91Ferro Postagens Perfil no Fórum Diário de Aventuras
Se isso que a Jagex diz de que perdeu a “cópia” da versão mais recente pre-eoc é verdade, demonstra uma irresponsabilidade imensa para uma empresa de alguns milhões de dólares. Espero que os investidores não tenham caído nessa. E se isso realmente é verdade, é mais uma mostra de que talvez, as coisas deveriam ser revistas e repensadas por lá (pelo visto foram, Power to the players mostra um pouco disso). No mais, por mais que seja o “motivo oficial”, ainda parece algo “feito na hora”.

“EdC vai muito além de um novo sistema de combate, várias coisas no jogo precisam disso (EoC) para funcionar”. Gostaria, de verdade, que me mostrassem algum conteúdo ao qual apenas o novo tipo de combate se adapta. Tudo o que é feito com a EoC é feito também com o Legacy e acredito que poderia ser feito numa boa com o antigo sistema de combate. Ao meu ver, as coisas funcionam muito mais ao contrário do que se diz: O jogo ainda parece ter sido desenhado para o método antigo de combate, e a falta dele destruiu uma série de conteúdos do jogo (Pking, FoG, CW ..), isso sem contar o desbalanceamento dos NPC’s que está sendo muito discutido, matar NPC’s ficou muito fácil, especialmente os de níveis mais baixos.

Trazer servidores com mundos ao estilo 2012 teria divido a comunidade”. Mais? Pare para olhar a quantidade de jogadores logados no Rs3 e OSRS, é praticamente 50/50. Não havia como não dividir a comunidade com uma mudança tão drástica quanto a EoC. Não se muda completamente o formato de um jogo sem desagradar uma grande parcela dos jogadores. Se a Jagex não quis trazer ou “fazer” servers nesse molde por questões estratégicas, é mais compreensível do que dizer que isso dividiria a comunidade.

10-out-2016 17:50:34

Airworthy
mar Membro 2019

Airworthy

Postagens: 91Ferro Postagens Perfil no Fórum Diário de Aventuras
A EoC fez com que milhares parassem de jogar, esses mesmos não voltaram (ao contrário do que diziam) e a quantidade de jogadores novos não foi suficiente para tirar a sensação de vazio que há no Rs3. Runescape meio que deixou de ser um jogo “social”, hoje em dia é entrar, upar e sair.

Novamente, com todo o respeito aos jogadores e a toda a equipe responsável pelo jogo (sei que posso ter parecido rude com vocês em algumas frases, me desculpem).

Estou aberto a discussões e pessoas tentando mostrar que estou errado, ou mesmo tentando me convencer que a EoC é realmente melhor, caso hajam. Sintam-se a vontade de listar “maus argumentos” dos que não gostam do novo sistema de combate também. Talvez assim, será possível iniciar um diálogo. Afinal, poucos foram os posts com argumentos e ideias produtivas que encontrei sobre esse assunto.

10-out-2016 17:50:58

Nooh
mai Membro 2015

Nooh

Postagens: 2.624Adamantio Postagens Perfil no Fórum Diário de Aventuras
Particularmente também prefiro as coisas da forma que eram anos atrás, mas não tenho coragem ou tempo hábil para começar tudo do zero. O que me restou foi aceitar a mudança e tentar adaptar-me a esta, felizmente tive sucesso!

É bem verdade que os argumentos como: "as coisas mudam, faz parte da evolução" é um tanto quanto relativo, mas uma coisa ( sem querer ser "puxa-saco" ) é verdade, o jogo evolui bastante em todos os aspectos se comparado ao formato atual. E isso nós precisamos admitir, seja no gráfico, jogabilidade, histórias e tudo mais! E isso é uma coisa boa!

Também sinto falta daquela "muvuca" de antes, servidores cheios e tudo mais, mas acho que por mais fraca que seja esta, ainda existe uma explicação: Hoje o RS conta com servidores em quatro idiomas e muito mais servidores(mundos) disponíveis para jogo, isso pode dá uma impressão de deserto no game mas na verdade basta uma rápida olhada em sua lista de amigos, clãs, e bate-papo que você perceberá que não é bem assim, por mais que não hajam tantos jogadores ativos e concentrados como antes, e além disso, é possível se comunicar do OSRS com o RS3.

Acredito que hoje ambos os lados em geral estão satisfeitos ( Jogadores do RS3 e OSRS ) os desenvolvedores investem tempo e dinheiro em ambos os estilos, existe uma equipe especial dedicada apenas ao OSRS. Felizmente ainda não tive a má sorte de cruzar com uma dessas pessoas que querem acabar com o estilo A ou B de jogo ;) .

Att,
Nooh.




P/S. Achei o seu post muito bem escrito e formulado! Gostaria de ver mais postagens como a sua aqui no Fórum PT-BR, afinal esse espaço é disponibilizado para isso! Parabéns pelo post!

10-out-2016 21:02:19 - Última edição 10-out-2016 21:03:26 por Nooh

Airworthy
mar Membro 2019

Airworthy

Postagens: 91Ferro Postagens Perfil no Fórum Diário de Aventuras
Boa noite Nooh!

Primeiramente, obrigado pelos elogios, realmente falta cordialidade e posts produtivos na comunidade PT-BR.

Agora aos comentários: Sem dúvidas, o jogo melhorou em muitas coisas e ganhou conteúdos incríveis! O Arco por exemplo, é algo que gostei bastante e abriu um "oceano" de novas possibilidades ao jogo! Não deixo em momento algum de parabenizar a equipe da Jagex por muitos de seus feitos, em especial "Power to the Players", algo que tem muitíssimo a acrescentar ao nosso querido runescape.

Por outro lado, há coisas que eu (como qualquer pessoa), não gostei. Esse tópico teve um ar de "desabafo" também.

Em relação ao seu comentário a respeito da possível explicação para a sensação de "vazio" no jogo, concordo que é uma das coisas que contribuiu para o quadro atual, dentre várias outras (OSRS, Deadman Mode e Bot busting, para citar exemplos). Porém, não acredito que seja o maior responsável. A quantidade de jogadores ativos despencou com a EoC de uma maneira que nunca vi, e esses jogadores que deixaram o jogo, em sua grande maioria, não voltaram. O jogo também não foi capaz de atrair novos jogadores num ritmo que conseguisse minimizar essa impressão. Hoje, a sensação de entrar no rune, em muitas atividades, é de abandono. Dê uma andada FoG, Clan Wars, e outros lugares antes bem ativos e entenderá o que digo.

Outro fator que afetou isso foi: A EdC simplesmente não funcionou para Pking (ao contrário de PvM), com isso, toda a comunidade Pk parou de jogar ou migrou para outras atividades (como PvM em si) e, em todo mmo, a comunidade Pk é bem expressiva. O pouco que restou de Pk (geralmente usando o Legacy), não é, nem de longe, o que foi alguns anos atrás.

Particularmente não me adaptei à EdC, mas jogo com o Legacy, que apesar de não ser o ideal, faz um trabalho competente.

Novamente, obrigado por sua cordialidade.

11-out-2016 00:16:19

Morrisson

Morrisson

Postagens: 1.046Mithril Postagens Perfil no Fórum Diário de Aventuras
Airworthy disse:
Gostaria, de verdade, que me mostrassem algum conteúdo ao qual apenas o novo tipo de combate se adapta. Tudo o que é feito com a EoC é feito também com o Legacy


Araxxor/Araxxi, Raids, Vorago, Rots, Telos

Até pode ser possível matar com legacy, mas é viável? Se dá para matar a Araxxor/Araxxi em 6-7 minutos com EoC e a bag/summon ainda dá para mais 2 kills antes de voltar ao banco, vale a pena demorar o dobro e gastar a bag toda usando Legacy?

Airworthy disse:
Particularmente não me adaptei à EdC, mas jogo com o Legacy, que apesar de não ser o ideal, faz um trabalho competente.


Aqui disseste tudo: não tiveste a elasticidade mental suficiente para te adaptares a um novo formato.

Eu comecei a jogar bem antes do EoC e também me fez alguma confusão no início, mas dei uma oportunidade ao conteúdo, adaptei-me a ele e tirei partido das suas vantagens: mais XP/h e melhor para PvM (e consequentemente para money making).

Vocês OSRScapers é que se marginalizam e vitimizam. Se não gostaram do EoC é muito simples: ponham de lado. O que não falta por aí são MMORPGS.

E dêm-se por contentes por terem o modo legacy e o OSRS. A Jagex não tinha obrigação nenhuma de ter feito a vontadinha aos saudosistas.

Este mimimi do Old School já enjoa.
Mor
ri
sson
o Obscuro
| Clã da Lua Cheia

11-out-2016 10:19:23

Morrisson

Morrisson

Postagens: 1.046Mithril Postagens Perfil no Fórum Diário de Aventuras
Ah e antes que falem que sou hater do legacy/osrs quero esclarecer que por vezes também uso modo legacy na interface, por exemplo na livid farm, por ser mais simples.

Mas se acho que o legacy tem alguma utilidade no RS3? Acho que não. Não serve mais para PvM e não tem as potencialidades da interface EoC, completamente personalizável.
Mor
ri
sson
o Obscuro
| Clã da Lua Cheia

11-out-2016 10:26:01

Airworthy
mar Membro 2019

Airworthy

Postagens: 91Ferro Postagens Perfil no Fórum Diário de Aventuras
Você citou Araxxi, Telos e outros conteúdos como exemplos de que a EdC funciona melhor na prática. Inicialmente, até parece verdade, mas indo um pouquinho mais a fundo nesse argumento, é fácil perceber que não é bem assim. De fato, EdC é mais "forte" do que o Legacy, matar um NPC, boss ou mesmo outro player usando Legacy é muito mais difícl, de fato. O problema desse argumento é que uma simples reformulação nos hits do Legacy ou do sistema de combate antigo daria conta de acabar com esse problema.

Quando disse que não gostei da EdC, não foi por "falta de elasticidade mental", dei uma chance tentei um bom tempo, estudei um bocado o novo sistema de combate, mas simplesmente não gostei. É demasiadamente complexo. Não que isso seja necessariamente um defeito, mas nem sempre é algo positivo para algumas pessoas, no meu caso, não agradou. Além desses pontos, há de se lembrar que a EdC tornou muito difícil, ou até impossível ir Pk e se divertir um bocado, por diversos motivos. Acho muito legal que muitas pessoas tenham se adaptado ao novo sistema de combate mas, assim como muitos outros, eu não consegui. E não foi por falta de tentar ou testar, como disse, fui beta tester do EoC. Novamente, é inegável que a EoC foi benéfica para PvM, tornando muito mais fácil matar bosses, mas até que ponto facilitar tanto o jogo é algo positivo?

"Vocês OSRScapers é que se marginalizam e vitimizam. Se não gostaram do EoC é muito simples: ponham de lado. O que não falta por aí são MMORPGS". - Eu odeio essa frase cara, e ela me lembra muito uma frase que ficou famosa durante a ditadura brasileira: "Brasil, ame-o ou deixe-o". O problema é que as coisas não funcionam (ou não devem funcionar) assim, eu, assim como diversos players (incluindo você), dediquei tempo e dinheiro a esse jogo, fiz amizades. O fato de o jogo não me agradar tanto quanto antes, não significa que eu queira parar de jogar ou ir "procurar outro mmo". Porém, isso não me impede de opinar e tentar melhorar o jogo.

11-out-2016 15:32:15

Código de busca rápida: 44-45-584-57235Voltar ao Início