Blog dos Desenvolvedores | NXT - Vou poder jogar?

O mais recente artigo da série Blog dos Desenvolvedores sobre o NXT responde a uma pergunta muito popular - vou poder jogar? (Estragando a surpresa: sim, você vai!)


O NXT funciona no meu computador?

Com o lançamento de imagens e vídeos sensacionais do novo cliente NXT, a pergunta que está na cabeça de muitos de vocês no momento é se o jogo funcionará ou se será necessário comprar um novo computador.

A resposta simples é sim! O RuneScape tem a reputação de ser um jogo que pode ser jogado até mesmo nos sistemas mais modestos, com alguns dos requisitos mais baixos de qualquer jogo do gênero. Não pretendemos perder essa fama com o NXT. Estamos nos esforçando ao máximo para garantir que o novo cliente seja executado de forma ainda melhor do que o cliente baseado em Java em qualquer computador, e que tenha uma aparência ainda mais incrível.

OpenGL

Uma vez que estamos construindo um novo mecanismo de jogo do zero, temos liberdade completa em termos de requisitos de sistema. Apesar disso, conseguimos suportar até mesmo o OpenGL 2.0 em configuração mínima, que foi lançado ao mesmo tempo que o Half-Life 2 – há 12 anos atrás, em 2004! E isso não é tudo: também conseguimos reproduzir efeitos de alto orçamento em placas de vídeo com mais de uma década. Assim, mesmo em equipamentos muito antigos, o NXT continua com um visual fantástico.

Para placas de vídeo mais recentes, aproveitaremos os recursos lançados em versões mais recentes do OpenGL para produzir efeitos de luz e sombra de alta fidelidade da forma mais eficiente possível. Não limitaremos as capacidades de GPUs modernas, nem mesmo das mais inferiores como a série Intel HD – o nosso objetivo é obter o melhor desempenho possível de qualquer hardware.

Efeitos de água

Você nunca mais verá as águas do RuneScape da mesma forma

Muitos questionaram a nossa opção pelo OpenGL, argumentando erroneamente que suas capacidades são inferiores às do DirectX. Isso não é verdade. Lembre-se de que estamos começando do zero – não tome as configurações atuais de OpenGL e DirectX para o RuneScape como exemplo de como os dois se comparam.

Optamos pelo OpenGL por causa do maior suporte fornecido entre plataformas, além da sua compatibilidade com versões anteriores. Com ele, podemos fazer o jogo funcionar no maior número possível de computadores fazendo o mínimo possível de concessões.

Posto isso, é importante salientar que existem placas de vídeo antigas que não funcionam corretamente com o OpenGL. Para estes casos, estamos pegando uma ideia emprestada da Google e usando o mesmo sistema que eles usam no Chrome para executar o nosso código do OpenGL em DirectX 9 através do Angle - um último recurso, caso a sua placa de vídeo esteja realmente nas últimas.

Esperamos poder suportar APIs de renderização mais modernos em breve, e o NXT foi desenvolvido de forma que seja fácil adicionar suporte a DirectX 12 ou Vulkan no futuro. Nossa camada de renderização de última geração também resulta num completo "agnosticismo" do NXT em relação a APIs de renderização, fazendo com que, ao contrário do que acontece com Java, não haja diferenças visuais entre APIs.

AMD vs. Nvidia

No que diz respeito às marcas de GPU, até o momento temos observado um desempenho relativamente equivalente entre placas da Nvidia e da AMD. Com pelo menos um usuário de AMD na equipe do NXT, você pode ter certeza de que o desempenho do NXT será satisfatório independentemente da facção que você escolheu.

Gastamos centenas de horas com ferramentas de especialistas oferecidas pela AMD e pela Nvidia para obter o maior desempenho possível das placas produzidas por eles. O resultado final da nossa otimização foi uma taxa maior de quadros por segundo no geral, e uma equivalência entre as placas. Para dar um exemplo concreto: tanto a Radeon HD 7770 quanto a GeForce GTX 460 reproduziram o NXT em qualidade máxima, com 1080p 60 quadros por segundo. Considerando alguns dos efeitos modernos que produzimos com a configuração máxima de gráficos e o fato de que as sombras e a irradiação são produzidas em tempo real, trata-se de uma recomendação incrivelmente baixa quando comparada com outros jogos no mercado.

Renderização de sombras em tempo real

Renderizamos todas as sombras em tempo real - porque podemos

Graças à excelente compatibilidade com versões anteriores do OpenGL, também conseguimos diminuir os requisitos e oferecer suporte a placas realmente antigas. O NXT funciona até mesmo em placas como a Nvidia GeForce 6150, de 2005, e a ATI Radeon 9800, de 2003. Fizemos todos os esforços possíveis para garantir que até mesmo as pessoas com placas de vídeo Shader Model 2 de mais de 10 anos atrás possam desfrutar do NXT, embora obviamente com uma qualidade inferior.

Intel Graphics

Os utilizadores com Intel HD Graphics também não foram esquecidos. Com um computador decente (Intel Core i3 ou superior), você deverá conseguir uma taxa de 60 quadros por segundo com melhor qualidade gráfica do que o Java sem problemas.

É óbvio que, com o aumento da distância de renderização e a ativação da reprodução avançada de sombras e reflexos, você notará uma diminuição da taxa de quadros por segundo, mas fizemos o que podíamos para maximizar o desempenho e - acho que é seguro dizer - alcançamos muito mais com GPUs da Intel do que qualquer outro mecanismo de jogo moderno, muitos dos quais nem sequer funcionam com a Intel Graphics. Mesmo com alguns dos "enfeites" ativados, conseguimos produzir de forma consistente uma taxa de 30 quadros por segundo em computadores com Intel HD.

NXT com configurações mínimas

Nossos gráficos continuam lindos com configuração mínima, com recursos como iluminação global como padrão

Mesmo que você tenha uma GPU Intel anterior à série HD – como X3100, GMA 945, Intel 4 series, etc. até de 2005 – não vamos deixá-lo na mão. Os mecanismos de jogo mais modernos nem sequer sonham em desenvolver uma compatibilidade para essas placas, uma vez que, do ponto de vista de um desenvolvedor, elas são fundamentalmente irreparáveis, além de terem um desempenho dolorosamente lento. E, mesmo assim, conseguimos fazer com que o NXT funcionasse nelas – você pode contar com uma taxa de 10-15 quadros por segundo em um computador equipado com uma dessas placas, um desempenho significativamente melhor - e com uma aparência melhor - do que com o cliente Java.

Monitores de 4K e 144Hz

Infelizmente, o nosso suporte a monitores de 4K não mudou. Assim como acontece com Java, o jogo funcionará, mas a interface não será redimensionável. Isso é algo que pretendemos alterar. A parte positiva é que os gráficos ficam com uma ótima qualidade em monitores de 2K/1440p, e são esses que usamos no desenvolvimento.

Ao contrário do que acontece com o Java, não temos limite de quadros por segundo, por isso as máquinas mais poderosas poderão aproveitar ao máximo o potencial de monitores de 144Hz. Também oferecemos uma série de opções para o VSync – além de poder ativar ou desativar o recurso, o jogo também permitirá usar a tecnologia Adaptive VSync, que desliga automaticamente o VSync se a taxa de quadros diminuir para fornecer a experiência mais suave possível, ao mesmo tempo que minimiza os rasgos na tela.

Iluminação global - desativada Iluminação global - ativada

Nosso sistema de irradiação introduz uma iluminação global no RuneScape, simulando o efeito de raios de sol sendo refletidos nas superfícies e adicionando uma nova profundidade à iluminação (desativado acima, ativado abaixo)

Requisitos do Sistema

No que diz respeito aos requisitos, normalmente qualquer sistema que execute o cliente em Java poderá executar tranquilamente o NXT. Nas configurações gráficas mais baixas, o NXT exige significativamente menos do sistema do que o Java; por isso, se o seu sistema estava no limite antigamente, com o NXT você notará um aumento da taxa de quadros por segundo.

A execução "multithread" acontece com frequência, e nossas respostas em relação a isso no passado geraram alguma confusão. Nós usamos threads, mas em jogos MMO como o RuneScape há pouco trabalho que é efetivamente realizado na CPU – ao contrário do que acontece com outros jogos, não precisamos nos preocupar com IA do cliente ou requisitos físicos. Por isso, embora usemos threads para carregar recursos e para o áudio, não se assuste se notar um uso da CPU pelo thread principal desproporcionalmente alto.

Não deixamos de lado a otimização da CPU - o que fizemos foi nos concentrar na otimização do SIMD e da memória/cache em vez de incluir threads adicionais, permitindo que até mesmo os jogadores com CPUs single core possam desfrutar de um bom desempenho, sendo necessários apenas dois cores para alcançar o desempenho ideal do jogo. O tempo de carregamento e o "stuttering" ao passar de uma área para outra continuam significativamente melhores com mais de 2 cores.

Otimização em ação

A mágica da otimização em ação – as caixas representam elementos ocultos que conseguimos não enviar para a GPU usando nosso dinâmico e inovador occlusion culling híbrido

Uma vez que usamos instruções do SIMD para aprimorar o desempenho, você precisará de um computador que suporte pelo menos as extensões SSE 2. Se o seu sistema operacional for Windows 8+, o computador suportará seguramente as SSE 2. Se o seu computador tiver sido feito neste milênio e não for AMD Athlon XP (1999-2004), ele também suportará as SSE 2. Isso é algo com que a maioria das pessoas não precisará se preocupar.

Observamos um desempenho geralmente mais lento em computadores AMD do que em computadores Intel (o que é de se esperar, devido aos requisitos), embora na maior parte dos casos você não precisará se preocupar com isso, a menos que pretenda ter uma taxa de 60 quadros por segundo nas configurações máximas. O impacto será menor se você tiver uma placa de vídeo Nvidia que, pelo que observamos, causa menos sobrecarga da CPU do que uma placa de vídeo AMD equivalente. Continuaremos trabalhando no sentido de otimizar o desempenho de computadores AMD, e esperamos que um dia a obtenção de uma taxa estável de 60 quadros por segundo nas configurações máximas de uma CPU AMD com GPU AMD seja uma realidade.

Ofereceremos suporte a computadores de 32 e 64 bits, e disponibilizaremos um executável de 64 bits para máquinas compatíveis. O desempenho poderá ser ligeiramente melhor em máquinas de 64 bits, mas a diferença não é grande. Para Linux, suportaremos apenas sistemas 64 bits no lançamento. Para Windows, 32 bits será o suficiente - suportaremos até mesmo o Windows XP!

RAM

Atualmente, 2 GB de RAM são suficientes para executar o NXT com distâncias de renderização mais curtas, sendo necessários 3 GB para as configurações mais avançadas (recomendamos oficialmente 4 GB, só por precaução). Esses valores representam a memória total do sistema – o consumo real fica em 1GB para configurações mínimas e 2GB para configurações máximas. Caso seja necessário, você poderá jogar com um consumo ainda menor, especialmente se tiver uma placa de vídeo dedicada – conseguimos executar o NXT em uma máquina com apenas 1 GB de RAM dedicada.

Comparação de irradiação - Java Comparação de irradiação - NXT

A radiação em tempo real, as sombras e o SSAO introduzem um nível inédito de detalhe e profundidade ao RuneScape (Java acima, NXT abaixo)

Espaço em Disco

Em uma de nossas transmissões ao vivo, foi dito que seriam necessários 10 GB de espaço em disco para rodar o NXT. Algumas pessoas acharam que isso queria dizer que seria preciso baixar 10 GB de dados antes de poder jogar com o novo cliente. Não é isso – o NXT funciona exatamente igual ao cliente atual em Java, permitindo que você jogue imediatamente depois de baixar o cliente, que tem apenas alguns megabytes. O cache - que é ao que nos referíamos quando falamos em 10 GB - será baixado em segundo plano enquanto você joga, semelhante ao que acontece hoje. Na verdade, o tamanho total do download é muito menor que 10 GB (cerca de 1,9 GB), uma vez que os dados são comprimidos durante a transmissão. Além disso, 10 GB é uma estimativa cautelosa - usaremos provavelmente 75% disso. O cliente atual usa quase a mesma quantidade de memória, por isso esperamos que isso não seja um problema.

Uma vez que o NXT exibe menos telas de carregamento, os jogadores com discos mais rápidos e menos fragmentados encontrarão menos stuttering quando passarem de uma área para outra. É o que acontece em qualquer outro jogo de mundo aberto. No geral, você não se decepcionará com o desempenho de carregamento, mesmo se tiver um disco rígido de 5400 RPM. Você não precisará comprar um SSD só para jogar RuneScape!

Resumindo

  • Qualquer computador que puder executar o NXT o executará de forma mais suave e com melhor qualidade do que o cliente Java atual.
  • Estimamos que mais de 99% dos jogadores poderão usar o NXT nos seus computadores atuais.
  • Você pode executar o NXT em configuração máxima de 1080p com 60 quadros por segundo com uma CPU i3 e GTX 460 / Radeon HD 7770.

Mod Dark
Desenvolvedor do Mecanismo de Gráficos

Voltar ao início