Notícias

Reformulação da Capa da Perfeição – Blog dos Desenvolvedores

Olá a todos!

Chegou a hora de corrigirmos a capa da perfeição, ou "comp" para os íntimos.

Talvez vocês estejam perguntando: o que precisa ser corrigido? É sobre isso que vamos falar neste blog.

Problemas

A capa da perfeição talvez seja a principal conquista no jogo para perfeccionistas, sendo a capa da perfeição enfeitada ainda mais desejada. Cada nova atualização deveria trazer sempre mais alegria para quem curte fazer todas as coisas. No entanto, o que acontece é precisamente o contrário. Cada novo requisito da capa da perfeição tem sido motivo de frustração para os jogadores que encaram os requisitos extras como uma tarefa irritante. Respondemos a isso incluindo menos requisitos para a capa da perfeição, o que acabou frustrando os verdadeiros perfeccionistas. Isso acaba se tornando uma sinuca de bico para os nossos desenvolvedores, e já vimos muitos requisitos (ou falta deles) mudarem completamente a opinião dos jogadores sobre uma atualização.

Por que isso acontece?

Problema n.º 1

O problema se resume às estatísticas e utilidade da capa da perfeição. Nossa intenção original era que vocês pudessem usar a capa da perfeição o tempo inteiro, sem sentir falta das outras capas. Por isso ela acumula os benefícios de todas as outras capas juntas. O problema com esta abordagem é que todas as capas juntas são muito mais eficazes que qualquer outra capa sozinha.

Muitos jogadores, especialmente aqueles que se dedicam bastante a matar chefes, sentem que a capa da perfeição é tão poderosa que ela é completamente necessária para ter um bom desempenho. Além disso, vários desses jogadores não são motivados por perfeccionismo. Eles não têm interesse em completar todos os conteúdos, e preferem jogar um tipo de conteúdo específico. Esse é um estilo de jogo perfeitamente válido, mas não criamos a capa da perfeição com esse público em mente. Ao mesmo tempo, alguns jogadores que são realmente perfeccionistas ficam frustrados, pois a capa da perfeição não exige, de fato, perfeccionismo.

Resumindo, as pessoas que mais se beneficiam das estatísticas e utilidades da capa da perfeição não são as mesmas pessoas que gostam dos conteúdos e desafios que a capa da perfeição proporciona. Esse é o primeiro e maior problema que precisamos corrigir.

Problema n.º 2

Corrigir isso nos permitirá corrigir o segundo maior problema, que é com os próprios requisitos. Há alguns anos, temos conscientemente evitado fazer com que a capa da perfeição seja sobre perfeccionismo, tentando minimizar os requisitos para torná-la mais fácil de obter e manter. Isso deixou a identidade dela um pouco confusa, pois os requisitos podem parecer bastante arbitrários já que nenhuma regra consistente é aplicada.

Precisamos criar uma definição mais estrita e específica do que é adequado para a capa da perfeição e para a capa da perfeição enfeitada. Isso permitirá que os jogadores e desenvolvedores tenham uma ideia melhor do que é ou não um requisito para a capa da perfeição, em vez de serem só surpresas inesperadas.

Problema n.º 3

O terceiro problema significativo que conhecemos é a existência de requisitos problemáticos que são recorrentes, especialmente tarefas do Ceifador e Guerra das Cidadelas. As tarefas do Ceifador trazem dois problemas correlacionados: adicionam como requisitos conteúdos difíceis de PvM e conteúdos que obrigam os jogadores a jogar em grupo, o que deixa de fora jogadores que não querem ou não conseguem jogar esses conteúdos.

Problema n.º 4

Isso é exacerbado pelo quarto problema: quando você tem nível máximo em todas as habilidades (o que não é tarefa fácil), o próximo objetivo passa a ser a capa da perfeição, e se você não tiver interesse nisso, não terá mais grandes objetivos no jogo. Isso significa que um jogador que não consiga alcançar a capa da perfeição – porque não consegue ou não quer cumprir alguns dos requisitos, ou porque não tem tempo de conseguir obtê-la antes dos requisitos aumentarem ainda mais – fica sem conseguir alcançar o fim do jogo do RuneScape.

Para resumir os problemas:

– As estatísticas e utilidades da capa da perfeição fazem jogadores que não sejam perfeccionistas quererem obtê-la, mesmo que odeiem o processo;

– Os requisitos para a capa da perfeição e capa da perfeição enfeitada são inconsistentes e imprevisíveis;

– Alguns requisitos controversos impedem jogadores de consegui-la, e consequentemente de alcançar o fim do jogo;

– A capa da perfeição é um passo tão grande após alcançar o nível máximo em todas as habilidades que faz com que não exista um fim de jogo palpável para muitos jogadores.

Soluções

O que vamos fazer em relação a isso?

O ponto mais importante é que vamos pedir a opinião de vocês, jogadores. Temos algumas ideias sobre como corrigir a capa da perfeição, mas sabemos que ela é uma parte muito importante e controversa do jogo. O objetivo de corrigi-la é tornar o jogo melhor, não pior.

Junto com este blog, colocaremos uma enquete no jogo para pedir suas opiniões. Não estamos ainda propondo um design final, e portanto a enquete não garante que os conteúdos sejam incluídos no jogo. Ela funcionará mais como uma sondagem, pedindo a opinião de vocês sobre várias questões, e faremos o possível para levar essas opiniões em consideração ao pensarmos no design.

A enquete não garante a publicação do conteúdo porque precisamos analisar os dados e pensar sobre o que eles representam. Faremos a distinção entre jogadores que têm ou já tiveram a capa da perfeição no passado e os jogadores que nunca a tiveram, e isso poderá tornar as coisas mais complexas do que simplesmente decidir pela maioria. Por exemplo, supondo que, combinando as duas enquetes, a maioria geral vote para remover alguns requisitos, mas uma maioria absoluta dos jogadores que têm ou já tiveram a capa votem contra. Precisaremos considerar cuidadosamente o que fazer nessa situação, em vez de decidir automaticamente pela maioria simples.

Vai ser um problema complicado de resolver, porque sabemos o que muitos jogadores sentem sobre todo o trabalho que tiveram para conseguir suas capas. Não queremos desmerecer as conquistas ou o esforço de ninguém, nem fazê-los sentir que desperdiçaram o seu tempo. Ao mesmo tempo, precisamos encontrar uma solução que funcione para (esperamos) uma maioria esmagadora dos jogadores, e que melhore o jogo para todos.

Quando vocês lerem isso, a enquete já estará ao vivo no jogo, portanto participem e deem as suas opiniões. O resultado da enquete nos ajudará a decidir uma abordagem inicial para os problemas 1, 2 e 3. Essa não será a única oportunidade de darem as suas opiniões ou de terem uma voz no projeto – será apenas o início da interação com a comunidade.

Ao responder à enquete, não se sintam frustrados se acharem que não há detalhes suficientes para saber exatamente no que estão votando. Neste momento, não estamos analisando conteúdos específicos. Por exemplo, vocês não verão perguntas sobre se as tarefas do Ceifador devem estar incluídas na capa da perfeição ou se Guerra das Cidadelas deve estar incluída na capa da perfeição enfeitada. Os detalhes específicos surgirão mais tarde, e talvez faça sentido realizar uma nova enquete quando o design geral estiver mais definido.

Alguns de vocês talvez sintam que não têm ainda informações suficientes para responder às perguntas, mas a ideia é recolher informações mais gerais, em vez de específicas. Por exemplo, a pergunta 3 fala sobre remover requisitos antigos da capa da perfeição se não forem adequados à definição. Em vez de tentar forçar um resultado para manter ou remover requisitos específicos, seria mais útil para nós se vocês respondessem honestamente se acham que manter requisitos antigos é mais importante do que ter uma definição estrita.

Se estiverem realmente interessados nos detalhes específicos, o melhor a fazer é se juntarem a nós nos canais do Discord sobre a reformulação da capa da perfeição no servidor oficial do RuneScape no Discord: https://www.discord.gg/rs

Mudanças não contempladas pela enquete

Além da enquete, há algumas alterações que queremos fazer e não incluímos nela porque não são realmente controversas. Nenhuma delas é definitiva neste momento, mas achamos que são boas soluções para alguns desses problemas.

As estatísticas reais na capa da perfeição são um pouco complicadas, e há algumas questões na enquete sobre elas, mas os benefícios de utilidade (como capa espiritual, Ava, etc.) são provavelmente o principal motivo para a capa ser vista como essencial, pois são mais poderosos. Podemos corrigir isso mudando os benefícios de utilidade que a capa da perfeição tem para passivos.

Por exemplo, poderíamos adicionar uma nova recompensa na loja de recompensas de Dungeon que requeira a capa espiritual e desbloqueie permanentemente o efeito da capa como um bônus passivo para o jogador, independentemente de ele estar vestindo a capa espiritual ou não. Resolver os benefícios de utilidade desta forma significa que o problema controverso de como ter a melhor capa da categoria se resumirá a estatísticas, simplificando bastante o problema 1.

Podemos abordar o problema 4 (a capa da perfeição ser inacessível) adicionando outras capas de realização que sejam mais específicas e/ou exijam menos trabalho para serem obtidas. Por exemplo, poderíamos adicionar várias capas de PvM e capas de habilidades que se tornem progressivamente mais difíceis de obter, dando novos objetivos para os jogadores alcançarem. A parte controversa disso seria as estatísticas que tais capas teriam, e é por isso que estamos fazendo essa pergunta na enquete.

Por fim, supondo que consigamos encontrar uma boa solução para o problema das estatísticas obrigatórias, teremos que ter uma definição muito mais específica do que deve e não deve fazer parte da capa da perfeição e da perfeição enfeitada no futuro. Isso é algo que temos que fazer de qualquer forma, e a parte complicada é a forma como lidamos com os efeitos que isso teria para os perfeccionistas de hoje e do futuro.

Portanto participem, votem na enquete e venham conversar no Discord para resolvermos tudo juntos!


Mod Jack e Equipe Four Direction