Entrar com:

Wiki do RuneScape

Jagex Certified

Agricultura - Introdução

Wiki do RuneScape >> Guia do Jogo >> Habilidades >> Habilidades de Subsistência >> Agricultura >> Agricultura - Introdução

Image:MemberBadge.png Somente para Membros Image:MemberBadge.png
Este conteúdo está acessível apenas para Assinantes do RuneScape. Assine para obter acesso a este recurso.


A Agricultura permite que você plante vários recursos que podem ser usados em várias outras habilidades, tais como Herbologia e Culinária, além de oferecer uma fonte de comida crua.

Sementes e Canteiros

sweetcorn growing.jpg
Milho verde crescendo em um canteiro inteiro

Em todo o mundo do jogo, você encontrará canteiros especiais onde pode plantar sementes para gerar safras. Estes são os canteiros de agricultura. Quando você tiver algumas sementes para plantar, você pode levá-las a um canteiro de agricultura adequado para plantá-las. Depois de um tempo, elas começarão a crescer, e eventualmente você terá um canteiro de safras crescidas prontas para colher. Quando você tiver colhido suas safras, poderá plantar mais sementes no canteiro.

Cada canteiro de agricultura é projetado para um tipo específico de safra: canteiros de ervas são o local para plantar ervas, canteiros de flores servem para plantar flores (incluindo o útil pé de talsichão); lotes são para plantar verduras e safras tais como tomates e morangos. Na página Agricultura - Canteiros você aprenderá sobre a completa série de canteiros e verá onde, no mundo, eles podem ser encontrados.


Plantando Safras

As safras mais simples são feitas plantando a semente diretamente em um canteiro de agricultura vazio e adequado. Você precisará ter uma sachola para sementes para fazer isto - não se preocupe, elas não são caras. Veja o artigo Agricultura - Ferramentas para detalhes sobre onde obter as ferramentas básicas de agricultura. Para safras tais como verduras e lúpulos, você precisará plantar três ou quatro sementes para que a safra cresça. Ervas, flores e arbustos podem crescer a partir de uma só semente. Por exemplo, para plantar sementes de malmequer, use uma semente em um canteiro de flores vazio; para plantar sementes de tomate, use 3 sementes em um lote vazio.

Plantas maiores, tais como árvores e árvores frutíferas, não podem ser plantadas diretamente como sementes. Em vez disto, você deverá plantá-las em um vaso de plantas (você pode comprá-lo em lojas de agricultura ou fazer seu próprio em uma roda de cerâmica). Antes que possa plantar a semente em seu vaso de plantas, você deve encher o pote com terra usando-o em um canteiro vazio de agricultura; você precisará de uma pazinha de jardinagem para fazer isto. Uma vez que tenha plantado a semente no vaso, coloque um pouco de água nele com um regador. Ela vai brotar depois de alguns minutos, deixe-a em sua mochila ou no banco enquanto espera. Quando o broto estiver crescido, use-o em um canteiro vazio de árvores ou de árvores frutíferas para transplantar o broto para o canteiro. Você precisará de uma pá para fazer isto.

Se um canteiro de agricultura não for usado, ervas daninhas começarão a crescer. Antes que você possa plantar qualquer coisa no canteiro, precisará usar um ancinho nele para limpar as ervas daninhas. Mantenha as ervas daninhas que obtiver - você terá uso para elas mais tarde!

Uma vez que suas safras estejam crescendo, você terá que aguardar um pouco até que estejam completamente crescidas. Safras simples crescem em aproximadamente meia hora, mas árvores grandes podem levar horas ou dias. Elas crescerão mesmo que você não esteja no jogo, portanto você não precisa ficar o tempo todo parado ao lado do canteiro! Agricultores ávidos frequentemente ficarão andando de um canteiro para o outro, verificando suas safras e colhendo qualquer coisa que esteja completamente crescida, plantando então mais safras e andando para verificar outro canteiro. Não esqueça de carregar runas de teleporte com você - pode ser um longo caminho entre um canteiro de agricultura e outro!

Safras podem, algumas vezes, adquirir doenças enquanto crescem. Quando suas safras ficarem doentes, não entre em pânico. Para pequenas plantas, tais como verduras ou ervas, você só precisa derramar um frasco de cura para planta sobre elas, e elas terão sua saúde restaurada imediatamente. Árvores podem ser curadas podando-as com uma podadeira. Tanto a cura para planta quanto a podadeira podem ser compradas em lojas de agricultura. Se você não curar suas plantas doentes, eventualmente elas morrerão. Se você encontrar algumas de suas plantas mortas, pegue uma pá e cave o canteiro.

Existem várias formas de proteger as safras de doenças. Nas seções seguintes, veremos as várias opções.


Adubo

compost.gif

Quando se trata de colher safras, aquelas plantadas em um canteiro que tenha sido tratado com adubo têm menos chance de ficarem doentes, e devem produzir mais. Existem duas formas pelas quais você pode obter adubo:

  1. Você pode comprá-lo em lojas de agricultura, ou jardineiros nos canteiros.
  2. Você mesmo pode fazê-lo.

Para alguém novo em agricultura, é provavelmente melhor fazer seu próprio adubo. Isto aumentará seu conhecimento em agricultura, bem como economizar dinheiro.

Para Fazer Adubo

Adubo é feito em caixas de adubo, que podem ser encontradas perto das grandes áreas de canteiros de verduras. A maioria dos objetos orgânicos podem ser colocados nas caixas. Você precisará colocar quinze itens que podem se tornar adubo dentro das caixas para produzir adubo.

Os seguintes objetos podem ser colocados em caixas de adubo para produzir adubo:

  • Ervas daninhas.
  • Cevada, lúpulo de hammerstone, lúpulo de Asgarnia, juta, lúpulo de baunilha, lúpulo krandoriano e lúpulo de hemoerva.
  • Todas as flores.
  • Damoras, vermelhoras e defunticabas.
  • Batatas, repolhos, cebolas, tomates, morangos e milho verde.
  • Guam, marrentil, tarromin, harralander, gotadeira, semente de ranarr e folha de irita.
  • Maças, bananas, laranjas e curry.

Alternativamente, se você esquecer esta lista, você pode mostrar o objeto a um jardineiro e ele lhe dirá.

Quando a caixa estiver completamente cheia, feche a tampa - isto iniciará o processo de apodrecimento. Você não poderá abrir a tampa até que este processo de apodrecimento esteja completo. Uma vez que a vegetação esteja completamente podre, você pode começar a colocar o adubo nos baldes vazios que você tiver.

Superadubo

Você precisará colocar quinze objetos de superadubo dentro das latas para produzir superadubo.

Alguns objetos orgânicos podem ser usados para fazer superadubo.

Os seguintes objetos podem ser colocados em caixas de adubo para produzir superadubo:

  • Todas as raízes de árvores.
  • Abacaxis, melancias, cocos e mamões.
  • Cogumelos.
  • Frutinhas de hera venenosa, jangoesas e alvamoras.
  • Avantoé, kwuarm, dragoerva, cadantina, lantadima, erva dos anões, torstol e sapolinho.
  • Fruto da árvore branca (depois de completar a missão O Jardim da Tranquilidade)

Se você esquecer esta lista, você pode mostrar o objeto a um jardineiro e ele lhe dirá se um objeto pode ser usado no superadubo. O superadubo e o adubo normal são usados da mesma forma, mas o superadubo é bem mais eficiente na prevenção de doenças e no aumento da produção, apesar de ser mais difícil de fazer.

Frutas ou verduras usados para fazer adubo normal não podem ser usados para fazer superadubo nas caixas de composto.

Se você colocar objetos de superadubo e de adubo dentro da caixa, ela produzirá adubo normal. Para produzir superadubo você deve colocar somente objetos de superadubo dentro da caixa.

Por exemplo:

Colocar 5 melancias + 10 abacaxis produzirá superadubo

Colocar 4 melancias + 10 abacaxis + 1 erva daninha produzirá adubo normal

Você também pode usar as caixas de adubo para apodrecer tomates; basta colocar tomates na caixa e fechar a tampa. Quando eles estiverem completamente podres, você poderá abrir a tampa e usá-los em jogadores desavisados na Arena de Duelos ou no pelourinho.

Fazer adubo lhe dá experiência como mostrado na tabela abaixo:

Objeto Experiência Obtida (por balde enchido)
compost.gif Adubo 4.5
compost.gif Superadubo 8.5
rotten tomato.gif Tomate 4.5


Crescimento

As várias plantas disponíveis para que os agricultores plantem geralmente levarão diferentes períodos de tempo para atingir a completa maturidade. Algumas levam um curto período de tempo para crescer antes que possam ser colhidas, enquanto que outras levam vários dias. As plantas crescem em tempo real, portanto continuam a crescer enquanto você está fora do jogo.

Algumas vezes, suas safras ficarão doentes enquanto crescem. Composto e superadubo reduzem a chance de suas safras pegarem doenças, mas não evitam completamente. Uma vez que tenha aprendido quanto tempo leva para que as plantas cresçam, você precisará verificá-las regularmente para garantir que cresçam com sucesso.

Note que você não precisa ficar parado ao lado de um canteiro esperando suas safras crescerem. Elas continuarão alegremente a crescer por conta própria, mesmo se você não estiver lá. Lembre-se que você pode plantar certas flores para automaticamente proteger algumas safras de lote, pagar jardineiros para que cuidem de suas safras por você e colocar um amuleto de agricultura/natureza em um canteiro para ficar de olho nele.

Mesmo se um canteiro ficar doente ou morrer, ainda assim pode ser melhor gastar seu tempo plantando em um canteiro diferente, ou fazer alguma outra coisa, ao invés de ficar parado esperando que suas safras cresçam. Além disso, se sua safra está completamente crescida, não há mais chance de que fique doente ou morra, então você pode voltar para colhê-la quando achar conveniente. O espírito amigo do canteiro de agricultura ocasionalmente aparecerá para lembrá-lo destes fatos.


Doença

Ao usar composto, você ajudará a garantir a sobrevivência de suas plantas, mas não impedirá que doenças infectem suas safras.

Flores plantadas em canteiros de flores em lotes de agricultura oferecem proteção contra pestes e doenças para as plantas à volta delas. Flores e espantalhos podem somente proteger contra doenças alguns tipos de plantas, com exceção dos lírios brancos que protegerão todas as suas frutas e verduras vizinhas. A tabela abaixo fornece informações sobre que objetos oferecem proteção e para que planta eles a oferecem.


Objeto Protege
marigolds.gif
Malmequeres
Cebolas
Batatas
Tomates
rosemary.gif
Alecrim
Repolhos
nasturtium.gif
Nastúrcio
Melancias
lily.gif
Lírio branco
Todas as frutas e verduras vizinhas
scarecrow.gif
Espantalho
Milho verde

Uma tabela semelhante pode ser aberta dentro do jogo clicando no ícone "Agricultura", na seção de habilidades de seu painel de controle.

Se você quiser fazer um espantalho, siga as instruções abaixo:

  1. Encha um saco vazio com palha de uma pilha de feno.
  2. Enfie o saco de feno em uma lança de bronze.
  3. Coloque uma melancia no topo, para usar como a cabeça.
  4. Coloque o espantalho em um canteiro de flores vazio.

Contratar jardineiros é um método mais caro, mas sempre garantirá a sobrevivência de suas safras. Jardineiros aceitam sacos ou cestos cheios de produção, baldes de adubo e outros objetos como pagamento. A produção que eles aceitarão dependerá de que safra você plantou. Uma alternativa mais barata é aguar suas plantas: isto reduz a chance de que suas plantas fiquem doentes. Aguar lotes e canteiros de lúpulo e flores ajudará a prevenir doenças quando você os plantar, mas assegure-se de que as flores estejam completamente crescidas antes que espere que elas protejam qualquer safra.


Tratando Doenças

plant cure.gifPlantas que são plantadas em canteiros, que foram tratadas com adubo e são aguadas regularmente, geralmente crescem sem pegar qualquer doença. No entanto, se suas safras ficarem doentes, elas podem ser facilmente tratadas com cura de planta, que deve estar disponível em lojas de agricultura identificadas pelo seguinte símbolo, e de jardineiros nos canteiros.

Plantas maiores, tais como arbustos e árvores, somente podem ser curadas podando os galhos doentes com uma podadeira. Depois de podar as árvores ou arbustos, você obterá galhos daquela árvore ou arbusto. Por exemplo, se você podar um salgueiro, receberá um galho de salgueiro.

Safras doentes devem ser tratadas, ou morrerão, o que significa que você deverá cavá-las com uma pá e começar novamente.

Colhendo suas Safras

spade.gifUma vez que o período de tempo correto tenha passado, espera-se que suas safras tenham sobrevivido e você precisará colhê-las. Para tanto, vá ao canteiro com uma pá e, se quiser, objetos de armazenamento (tais como sacos ou cestos), para que possa guardar sua produção.

Se as safras sobreviveram, haverá uma opção para clicar chamada "colheita" - clicar nela cavará as safras e elas aparecerão em sua mochila. Se suas safras morreram, então você terá que usar sua pá para "cavar" os objetos mortos e replantá-lo se tiver os objetos ou sementes necessários com você.

Para arbustos, árvores frutíferas e flores, a opção será "catar". Quando todos os objetos em arbustos forem catados, você pode então cavar o arbusto. Para árvores frutíferas, você deve catar todos os objetos, então cortar a árvore antes que possa ser capaz de cavar o toco. Depois de cavar a árvore frutífera, você obterá as raízes daquela árvore.


Report a wiki page

If you have identified content on the wiki that breaches the wiki policies or RuneScape rules it is possible for you to resolve this by editing/updating the content.

However if you feel that a user has seriously breached our rules or editing policy and this requires urgent attention from a member of staff, then please specify the issue from the below categories: