Entrar com:

Wiki do RuneScape

Jagex Certified

Guia para iniciantes

Área Inicial

A área inicial é diferente para membros e jogadores de acesso gratuito.

Membros

Image:burthorpe features1a.jpg Os membros começam sua jornada em RuneScape em Burthorpe, onde há uma invasão de trolls. Esta parte é um tutorial passo a passo, e diferentes personagens e tutores vão orientar você em uma série de tarefas. Essas tarefas vão te apresentar a cada área do jogo, dando instruções específicas ou opcionais sobre o que você pode fazer.

O mapa que está à direita mostra os principais locais em Burthorpe, e a tabela abaixo explica o que significa cada ícone do mapa. Para saber mais sobre os ícones do mapa, veja a página de Controles - Visão do Mapa-múndi. Os pontos de interesse de Taverley são apresentados mais abaixo.

Legenda de Burthorpe
Image:agility plot icon.gif
Tutor de Agilidade
Image:altar.gif
Altar
Image:apothecary.gif
Farmacêutico
Image:bank.gif
Banco
Image:combat plot icon.gif
Tutor de Combate
Image:diversion.gif
Distração / Diversão
Image:dungeon.gif
Masmorra
Image:food shop.gif
Loja de comida
Image:herblore plot icon.gif
Tutor de Herbologia
Image:hunter plot icon.gif
Tutor de Caça
Image:loom.gif
Tear
Image:loyalty.gif
Loja de Recompensas de Lealdade
Image:mini game.gif
Minijogo
Image:prayer plot icon.gif
Tutor de Oração
Image:smithing plot icon.gif
Tutor de Metalurgia
Image:spinning wheel.gif
Roca
Image:sword shop.gif
Loja de espadas
Image:quest start.gif
Início de missão
Image:runecrafting plot icon.gif
Tutor de Criação de Runas
Image:water source.gif
Fonte de água
taverley features.jpg
Pontos de interesse de Taverley
Legenda de Taverley
Image:construction plot icon.gif
Tutor de Construção
Image:combat plot icon.gif
Tutor de Culinária
Image:cooking range.gif
Fogão
Image:dungeoneering plot icon.gif
Tutor de Dungeon
Image:farming patch.gif
Terreno de Agricultura
Image:farming plot icon.gif
Tutor de Agricultura
Image:firemaking plot icon.gif
Tutor de Arte do Fogo
Image:fishing spot.gif
Local de Pesca
Image:fishing plot icon.gif
Tutor de Pesca
Image:fletching plot icon.gif
Tutor de Arco e Flecha
Image:pet shop.gif
Pet shop
Image:house portal.gif
Portal de POH
Image:agility shortcut.gif
Atalho
Image:slayer plot icon.gif
Tutor de Extermínio
Image:transportation.gif
Transporte
Image:watermill.gif
Moinho de água
Image:woodcutting plot icon.gif
Tutor de Corte de Lenha

Acesso Gratuito

lumbridge features1f.jpg
Pontos de interesse de Lumbridge

Jogadores gratuitos começam em Lumbridge, no lado sul de Misthalin. É uma boa idea se familiarizar com Lumbridge antes de partir para terras mais vastas. As pessoas daqui são amigáveis e estão sempre dispostas a ajudar, é comum encontrar inimigos que são relativamente fracos e há muito a se fazer, além de vários lugares para treinar suas habilidades. Daqui você pode começar a melhorar essas habilidades; visite as lojas, o moinho de vento e o castelo; mate duendes ou inicie uma missão.

Legenda de Lumbridge
Image:anvil.gif
Bigorna
Image:axe shop.gif
Loja de machados
Image:combat training.gif
Treinamento de Combate
Image:churn.gif
Batedeira de laticínios
Image:fishing shop.gif
Loja do pescador
Image:general store2.gif
Armazém geral
Image:guide.gif
Guia
Image:furnace.gif
Fornalha
Image:rare trees.gif
Árvores raras
achievement diary.gif

Mestre de tarefas
Image:windmill.gif
Moinho de vento

Muro Externo

starting area.jpg
Muro da Área Inicial

Um longo muro delimita a extensão de áreas consideradas "iniciais" para os jogadores. Há guardas vigiando em diversas passagens no muro, avisando a todos que tenham um nível total abaixo de 60 que estão prestes a entrar em áreas mais perigosas. Aventureiros de nível mais avançado podem passar livremente sem problemas.

Um aviso similar é dado a qualquer jogador de nível mais baixo que entre em uma masmorra que leve para fora da área inicial.

Avisos

warning1.jpg
Um aviso comum

Ao viajar por RuneScape você, sem dúvida, descobrirá que alguns lugares podem ser perigosos; um aviso aparecerá quando entrar nesses lugares, geralmente parecido com o aviso à direita. Depois que tiver visitado esses lugares várias vezes, você poderá desligar os avisos. Se preferir deixar os avisos ligados, você pode visitar o profeta do Apocalipse em Lumbridge.

Conquistas & Desafios

Image:ad control1a.pngOs sistemas de Conquistas e Desafios estão disponíveis para as pessoas que desejam aprender mais sobre Guilenor por conta própria. O sistema pode ser acessado clicando no ícone da sua barra lateral que mostra uma folha de papel com um V em verde, que revela sua Tarefa Fixada. Clique em Abrir Mural para ler os detalhes de cada tarefa e complete-as para desbloquear as recompensas que podem ser obtidas com o Explorador Jack no centro de Lumbridge.

Você também pode visitar as lojas em Lumbridge, Burthorpe e Taverley para receber itens gratuitos - uma amostra grátis dos produtos da loja. Há um limite para o número de vezes que você pode receber esses itens gratuitos em um curto período, mas eles são úteis para substituir uma vara de pescar ou picareta que tenha sido perdida.

Navegando pelo RuneScape

O RuneScape é um mundo gigantesco e é bem fácil de se perder se você for novo. Para te ajudar a saber por onde ir, o mapa-múndi pode ser uma ferramenta útil. É só clicar no globo no canto superior direito da tela do jogo para abrir um mapa centralizado na sua localização atual. Se quiser saber mais sobre o mapa-múndi, clique aqui.

Alguns lugares importantes também têm placas de sinalização. Você pode usá-las para descobrir quais as cidades ou vilas que estão próximas, além de algumas direções básicas de como chegar nelas.

Missões

Image:quests control1.pngExistem diferentes níveis de missões no RuneScape - Principiante, Intermediário, Experiente, Mestre e Grão-mestre.

Para encontrar a localização do início de possíveis missões, procure o símbolo de Início de Missão no seu minimapa.

Para começar, há uma seleção de missões que você pode realizar em ou ao redor de Lumbridge. Nós recomendamos as seguintes:

  • Pacto de Sangue

    Comece falando com Xênia no cemitério de Lumbridge.

  • O Assistente do Mestre-cuca

    Comece falando com o cozinheiro na cozinha do castelo de Lumbridge, que fica no andar térreo.

  • O Fantasma Inquieto

    Comece falando com o padre na igreja do outro lado do castelo de Lumbridge.

  • Mistério das Runas

    Comece falando com o duque no castelo de Lumbridge no primeiro andar.

Para aqueles que começarem nas áreas de Burthorpe/Taverley, sugerimos as seguintes:

  • O Olho Maior que a Barriga (Membros)

    Comece falando com Estélio do lado de fora da taverna Picareta e Bandolim, em Taverley.

  • Uivo do Lobo (Membros)

    Comece falando com Pikkupstix em Taverley.

  • Ritual Druida (Membros)

    Comece falando com Kaqemeex no círculo de pedra a norte de Taverley.

  • O Planalto da Morte (Membros)

    Comece falando com Denulth em Burthorpe.

Quando você tiver completado algumas, talvez queira dar uma olhada no seu Diário de Missões para saber o que mais pode fazer. Existem mais de cem missões no RuneScape. Sendo assim, talvez você queira listá-las por ordem de dificuldade, seu progresso ou se são gratuitas ou para membros. Você pode fazer organizá-las usando o menu na parte superior da lista de missões e pode retirar qualquer missão que não puder começar clicando na opção "Filtro".

Para visualizar onde as missões começam, você pode clicar com o botão direito em qualquer missão na lista e selecionar "Mostrar no mapa-múndi". Isso vai carregar o mapa-múndi e centralizá-lo no início da missão, para que você possa determinar rapidamente aonde deve ir. Você também pode clicar com o botão direito na missão e marcá-la como um objetivo.

Habilidades

Image:statistics control1.pngQuando você chegar pela primeira vez em RuneScape, verá que precisa conseguir vários objetos antes que possa começar a treinar suas habilidades. Para membros, no entanto, a maioria dos objetos necessários são fornecidos gratuitamente pelos vários tutores de habilidades espalhados por Burthorpe e Taverley.

Habilidades de Combate

Image:attack icon.gif Combate Corpo a Corpo é geralmente aquele que vem à cabeça quando se pensa em combate: empunhar uma espada para atacar. Essa modalidade é dividida em Ataque, Defesa, Condição Física e Força. Defesa e Condição Física são os aspectos mais globais dessa habilidade e muito valiosos para todos os tipos de combate.

Para saber mais sobre Combate Corpo a Corpo, clique aqui.
Image:magic icon.gif Magia é um tipo de combate que usa uma combinação de runas para lançar muitos feitiços diferentes. É uma arma muito útil contra usuários de combate Corpo a Corpo, pois estes confiam em suas armaduras metálicas, as quais conduzem magia com facilidade. Também existem diversos feitiços que não são de combate que podem ser usados com outras habilidades.

Para saber mais sobre Magia, clique aqui.
Image:ranged icon.gif O Combate à Distância permite que um jogador mantenha distância de seu alvo, usando armas como arcos e jogando facas para exterminar seus inimigos. Esse tipo de combate causa mais dano contra usuários de Magia cuja armadura não consegue resistir a objetos perfurantes.

Para saber mais sobre Combate à Distância, clique aqui.
Image:prayer icon.gif Oração é uma habilidade que age junto ao modo de combate de sua escolha. Orações podem melhorar suas habilidades temporariamente, reduzir dano recebido e, até mesmo, proteger contra determinados ataques.

Para saber mais sobre Oração, clique aqui.
Image:summoning icon.gif Evocação é a arte de convocar familiares de outro reino para te auxiliar. Os familiares que você evoca ajudam, principalmente, contra seus inimigos, mas alguns também prestam assistência com outras habilidades também.

Habilidades Manuais

Image:construction icon.gif Construção permite que você construa a sua própria casa, além de servir como uma fonte de renda, caso decida vender suas mercadorias a outros jogadores.

Image:cooking icon.gif No RuneScape, a comida cura e, por isso, a Culinária é uma habilidade útil para recuperar aqueles pontos vitais perdidos.

Para saber mais sobre Culinária, clique aqui.
Image:crafting icon.gif Artesanato é uma habilidade muito útil e te permite fabricar uma enorme variedade de objetos. O Artesanato ajuda com várias outras habilidades, de Culinária a Agricultura e, até mesmo, Combate à Distância.

Para saber mais sobre Artesanato, clique aqui.
Image:firemaking icon.gif Esta é uma das habilidades mais fáceis para começar a treinar, pois tudo o que você precisa é de uma caixa do fogo e de lenha. Arte do Fogo é útil para cozinhar carne ou peixe quando não houver um fogão por perto.

Para saber mais sobre Arte do Fogo, clique aqui.
Image:fletching icon.gif A habilidade de Arco e Flecha permite que você faça setas, flechas e outros tipos de munição para suas armas de Combate à Distância. Você mesmo pode usá-las ou pode também vendê-las a outros jogadores.

Para saber mais sobre Arco e Flecha, clique aqui.
Image:herblore icon.gif Herbologia é uma habilidade útil para todos os jogadores, independentemente do estilo de combate, pois envolve a produção de poções. Essas poções podem aumentar habilidades e curar.

Para saber mais sobre Herbologia, clique aqui.
Image:runecrafting icon.gif Para jogadores que usam Magia em combate, Criação de Runas é a habilidade ideal para complementá-la, pois permite que você crie runas para lançar feitiços.

Para saber mais sobre Criação de Runas, clique aqui.
Image:smithing icon.gif É uma boa ideia fabricar armaduras para se proteger de ataques enquanto desenvolve suas habilidades de combate. Para isso, você pode fundir os minérios que extrai com a habilidade de Mineração e forjar as barras transformando-as em armaduras.

Para saber mais sobre Metalurgia, clique aqui.

Habilidades de Subsistência

Image:farming icon.gif Agricultura permite que você produza os seus próprios alimentos. É uma ótima habilidade para ganhar dinheiro, já que você pode vender esses alimentos para outros jogadores. Você também pode se curar em combate comendo o que produziu.

Para saber mais sobre Agricultura, clique aqui.
fishing icon.gif Essa habilidade fornece um método para obter comida diferente de matar um animal e cozinhar sua carne. É uma habilidade essencial para o jogo, já que peixes podem ser pescados na maioria dos cursos de água e por grande parte da costa.

Para saber mais sobre Pesca, clique aqui.
Image:hunter icon.gif Caça é uma habilidade que envolve discrição e camuflagem. Usando uma grande variedade de métodos, Caça permite que você cace animais por toda RuneScape.

Para saber mais sobre Mineração, clique aqui.
Image:mining icon.gif Mineração possibilita que você extraia diversos materiais de rochas específicas. Esse minério extraído pode ser usado na fabricação de armas e armaduras através da Metalurgia.

Para saber mais sobre Mineração, clique aqui.
Image:woodcutting icon.gif Essa habilidade é bastante útil, pois permite que você obtenha um pronto suprimento de lenha para queimar e cozinhar alimentos, ou na fabricação de arcos e flechas. Para começar a treiná-la, você só precisa de um machado.

Para saber mais sobre Corte de Lenha, clique aqui.

Habilidades de Apoio

Image:agility icon.gif Agilidade é uma habilidade que te permite correr por mais tempo, além de passar por vários obstáculos e atalhos espalhados por RuneScape.

Para saber mais sobre Agilidade, clique aqui.
Image:dungeoneering icon.gif Visitar os corredores de Kalaboss pode ser uma ótima maneira de conhecer as habilidades e formas de combate em RuneScape. Treinar a sua habilidade em Dungeon também é seguro, portanto, você não precisa se preocupar com morrer e perder os objetos que suou tanto para obter.

Para saber mais sobre Dungeon, clique aqui.
Image:slayer icon.gif Extermínio possibilita que você mate seres que não podiam ser exterminados antes. Métodos específicos de extermínar essas criaturas são ensinados por um Mestre de Extermínio.

Image:thieving icon.gif Pegando dos ricos para... colocar no próprio bolso. Roubo é uma forma excelente de obter riquezas em RuneScape deixando os bolsos dos outros mais leves.


Para mais informações sobre todas as habilidades disponíveis para treinar em RuneScape, veja a seção de Habilidades no Guia do Jogo.


Outros Jogadores

Image:friend list control1a.pngJogar um jogo on-line como o RuneScape exige que você se comunique e que algumas vezes confie na assistência de outros jogadores para completar suas tarefas. Alguns jogadores usam esta oportunidade para fazer trocas com outros jogadores e criar alianças para construir uma rede de amigos em quem possam confiar para se ajudarem mutuamente durante o jogo. Para mais informações sobre as vantagens de ter amigos no RuneScape, veja nossos guias de Controles em Amigos e Negociações.




Report a wiki page

If you have identified content on the wiki that breaches the wiki policies or RuneScape rules it is possible for you to resolve this by editing/updating the content.

However if you feel that a user has seriously breached our rules or editing policy and this requires urgent attention from a member of staff, then please specify the issue from the below categories: