Wiki do RuneScape

Jagex Certified

Informações para Pais e Responsáveis


Embora o RuneScape tenha sido criado originalmente como um jogo para adultos, estamos cientes de que alguns de nossos jogadores são mais jovens.

Para ajudar os pais e responsáveis desses jogadores mais novos, preparamos este guia para ajudar a explicar o que a Jagex faz para proteger nossos membros mais vulneráveis de possíveis ameaças on-line. Ele também contém dicas sobre como os pais e responsáveis podem ajudar, além de informações de contato caso desejem receber mais informações.

Quem é a Equipe de Segurança da Comunidade e o que ela faz?

Nossa equipe de Suporte ao Cliente é dividida em diferentes unidades. Uma dessas unidades é dedicada à segurança no mundo real e ao bem-estar dos nossos jogadores. Esta unidade se chama Equipe de Segurança da Comunidade.

Por que vocês têm uma Equipe de Segurança da Comunidade?

Assim como ocorre com muitos jogos on-line, certos conteúdos gerados por jogadores podem causar motivos para apreensão. A Equipe de Segurança da Comunidade investiga informações de possíveis riscos à segurança de nossos jogadores. A equipe também informa as autoridades pertinentes de quaisquer incidentes que possam gerar motivos para apreensão.

Nas raras ocasiões em que é contatada pelas autoridades ou por agências de proteção de menores, a Equipe de Segurança da Comunidade auxilia com quaisquer investigações e oferece todas as informações relevantes, conforme necessário.

A Equipe de Segurança da Comunidade também trabalha em conjunto com as autoridades e com agências de proteção de menores para lidar com questões relacionadas à segurança de menores, ameaças, cyberbullying e abuso.

Como posso ajudar a garantir a segurança de meu filho enquanto joga RuneScape?

Se você estiver apreensivo a respeito das atividades on-line de seu filho, sugerimos que configure seu computador de maneira que possa monitorá-las. Por exemplo, mover o computador para uma área onde ele fique visível para você e seu filho não possa acessá-lo sem seu conhecimento.

Ou então você pode configurar uma senha no computador para que o acesso seja restrito sem o consentimento dos pais; a maioria dos computadores oferece esse recurso, embora uma rápida busca no Google também deve lhe fornecer algumas opções de controles paternos.

Sugeriríamos também que seu filho dedique algum tempo à leitura da seção Jogar com segurança da Wiki; A Jagex deseja que todos os seus jogadores usem e aproveitem o RuneScape de maneira responsável.

A seção Política de jogo responsável de nossa Wiki oferece conselhos gerais sobre segurança dos jogadores, então talvez seja uma boa ideia que seu filho leia o conteúdo dela.

Uma outra alternativa é acompanhar seu filho enquanto ele estiver jogando. Você pode sentar com ele enquanto ele joga ou criar uma conta para você. Lembre-se de que oferecemos atualmente uma versão gratuita de nosso jogo, então isso pode ser feito com facilidade.


O que a Jagex faz quando se depara com um incidente que gere motivos de apreensão?

Levamos a segurança de nossos jogadores muito a sério e tomamos todas as medidas necessárias a fim de garantir o bem-estar deles.

Caso nos deparemos com um incidente que gere motivos suficientes para apreensão, as informações poderão ser repassadas às autoridades pertinentes para investigações adicionais.

Trabalhamos em estreita colaboração com muitas autoridades e colaboraremos plenamente com qualquer investigação oficial.

Com Quem Vocês Trabalham?

A Equipe de Segurança da Comunidade colabora internacionalmente com diversas organizações e está constantemente desenvolvendo nosso relacionamento com essas organizações a fim de fortalecer e proteger nossa comunidade.

As seguintes agências são alguns dos exemplos das organizações voltadas para a segurança on-line com as quais mantemos relacionametos de colaboração.

CEOP

O Child Exploitation and Online Protection Centre (CEOP - Centro de Proteção On-line e contra a Exploração Infantil) é uma agência do Reino Unido dedicada à segurança on-line das crianças em todo o mundo, porém com ênfase na Europa, especialmente no Reino Unido. Juntamente com o CEOP, desenvolvemos procedimentos para lidar com diversas questões de proteção infantil.

VGT

O CEOP também é parte da Virtual Global Taskforce (VGT - Força-Tarefa Global Virtual), um grupo de agências internacionais que trabalham em conjunto para proteger as crianças on-line. Contando com o Departamento de Segurança Interna dos EUA e a Interpol entre seus membros, a VGT é uma organização muito importante, voltada para a segurança on-line de menores. Com a ajuda deles, podemos garantir que nossos jogadores recebam sempre o mais alto nível de proteção possível.

NCMEC

A missão do National Center for Missing & Exploited Children (Centro Nacional de Crianças Desaparecidas e Exploração Infantil) é impedir o sequestro e a exploração sexual de menores, ajudar a encontrar crianças desaparecidas e auxiliar vítimas de sequestro infantil e exploração sexual, suas famílias e os profissionais que trabalham com eles. O NCMEC foi criado em 1984 como uma organização privada, sem fins lucrativos, para prestar serviços nos EUA a famílias e profissionais na prevenção do sequestro e da exploração sexual de menores.

IWF

A Jagex é membro da Internet Watch Foundation (Fundação de Vigilância da Internet), a "linha direta" virutal do Reino Unido para a denúncia da exposição inadvertida a conteúdo on-line de abuso sexual de menores em sites hospedados em qualquer lugar do mundo e a conteúdo obsceno ilegal e apologia à discriminação racial em sites hospedados no Reino Unido.

Polícia

Trabalhamos em estreita colaboração com autoridades em todo o mundo a fim de ajudar a garantir a segurança de nossos jogadores.


Preciso entrar em contato com a Jagex a respeito de uma questão relativa a segurança. Para que número devo ligar para falar com alguém?

Infelizmente, não é política da empresa prestar suporte pelo telefone. Acreditamos que nossos sistemas on-line e endereços de e-mail pertinentes são mais do que adequados para lidar com quaisquer dúvidas ou pedidos que recebermos.

Além disso, não há informações que possam ser fornecidas por telefone que não possam ser fornecidas por e-mail.

E teremos, é claro, o maior prazer em responder a suas dúvidas ou pedidos. O endereço para onde você deve enviar sua dúvida ou pedido pode ser encontrado na página Centro de Segurança - Fale Conosco.



Report a wiki page

If you have identified content on the wiki that breaches the wiki policies or RuneScape rules it is possible for you to resolve this by editing/updating the content.

However if you feel that a user has seriously breached our rules or editing policy and this requires urgent attention from a member of staff, then please specify the issue from the below categories: