Entrar com:

Wiki do RuneScape

Jagex Certified

Evocação - Introdução

Redirecionado de Summoning Pouches

Introdução

obelisk.gif

Há muitos séculos, os druidas de Taverley e alguns xamãs ogros de Gu'Tanoth têm trazido diversos espíritos familiares de outras esferas para ajudá-los a realizar várias tarefas suas. Naturalmente, como os druidas são pacíficos e os ogros são mais "comerciais", tradicionalmente eles evocam espíritos familiares completamente diferentes - qual seria o interesse de um druida em um minotauro rúnico, por exemplo? O que um ogro faria com um unicórnio?

Depois de compreender a utilidade desta habilidade para os aventureiros do RuneScape, eles liberaram o segredo de seus poderes e agora você pode desfrutar as vantagens curiosas que acompanham a arte da Evocação.

A Evocação funciona ao "infundir" a essência de uma criatura de uma esfera desconhecida em um tipo de algibeira. Quando a Algibeira de evocação é aberta, um portal é ativado por pouco tempo para permitir que o espírito familiar atravesse o mundo do RuneScape, onde ele é obrigado a servir seu mestre durante certo período antes que o portal se feche e ele seja trazido de volta.

A Evocação é uma habilidade de três etapas. Ou seja, há três aspectos diferentes da Evocação e do uso de espíritos familiares. Esses estágios são os seguintes:

  1. Algibeiras de infusão
    Utilizando ingredientes especiais e os obeliscos carregados de Evocação, é possível criar algibeiras de Evocação que contêm a essência de um espírito familiar.
  2. Evocação de familiares
    Abrir a algibeira evoca o espírito familiar para segui-lo e ajudá-lo enquanto você viaja pelo RuneScape.
  3. Utilizando Pergaminhos de evocação
    As algibeiras podem ser "transformadas" em Pergaminhos de evocação. Todos os espíritos familiares têm uma habilidade especial que pode ser utilizada somente se você tiver os pergaminhos corretos.

Algibeiras de infusão

blank pouch.gif

Para infundir qualquer algibeira, você precisa de uma algibeira vazia e alguns ingredientes. Você pode ver os ingredientes de que precisa lendo Evocação - Algibeiras. Levando-os para um Obelisco de evocação totalmente carregado, você poderá infundir a algibeira para poder evocar seu espírito familiar. Para localizar um obelisco adequado, leia Evocação - Locais.

obelisk interface pouches1.jpg
Interface do obelisco

Ao localizar um obelisco, basta clicar nele para ativar as opções de infusão de algibeira. Dependendo dos ingredientes que você precisa fornecer, deve ser semelhante ao seguinte:

É possível lembrar-se dos ingredientes de que precisa passando o mouse sobre a algibeira na interface. Como muitas outras habilidades, você pode clicar com o botão direito para ativar as opções de infusão de muitas algibeiras de uma só vez. Além disso, é possível obter uma lista dos ingredientes clicando com o botão direito na algibeira e selecionando "Lista".

Ao lado da tela da algibeira/pergaminho está o botão de filtro, então você pode escolher ver todas as opções de algibeiras (com as que ainda pode criar destacadas) ou só as que você pode criar no momento


Evocação de espíritos familiares

Para evocar um espírito familiar para o qual você tenha uma algibeira, basta clicar com o botão direito e selecionar "Evocar". Você verá que seu espírito familiar aparece próximo a você. Note que você pode ter somente um seguidor (um bicho de estimação ou um espírito familiar) por vez; há também poucas áreas que não permitem evocar um espírito familiar, geralmente apenas se você estiver próximo a um obelisco totalmente carregado.

Image:summoning points1.gifAo evocar um espírito familiar, você perceberá que seu nível de Evocação começa a diminuir. Como na Oração, evocar um espírito familiar drena seus pontos de Evocação, que podem ser conquistados novamente visitando o Obelisco de evocação ou bebendo uma Poção de evocação . Você pode ver quantos pontos restam observando o ícone de Evocação próximo a seu minimapa.

Para rastrear seu espírito familiar ou usar seu movimento especial (por meio do Pergaminho de evocação), clique com o botão direito no ícone Evocação do minimapa. Isso lhe dará várias opções para poder escolher. A primeira opção sempre será usar o movimento especial de seu familiar, para que você possa ativá-lo com um único clique e é seguido de:

  • Informações do seguidor
  • Chamar familiar
  • Dispensar agora
  • Pegar carga
  • Renovar familiar

"Dispensar agora" é um recurso igual ao botão dispensar da interface de Evocação, mas vai dispensar o familar sem lhe dar uma confirmação.

summoning interface1d.jpg
Interface de evocação

A interface de Evocação pode ser acessada através de "Informações do seguidor" e te mostra diversas informações, das quais você deve se lembrar para tirar o máximo proveito dos seus familiares.

A barra no topo da interface se chama Movimento especial, que mostra quanta energia você tem para utilizar os pergaminhos para fazer seu espírito familiar usar seu movimento especial. Ela será recarregada com o passar do tempo. Os movimentos especiais e os pergaminhos são explicados mais detalhadamente abaixo.

Bem abaixo da barra de movimento especial, há um botão que ativa o movimento especial de seu espírito familiar, desde que você tenha o pergaminho correto em sua mochila ou em seu cocar carregado. Se passar o mouse sobre este ícone, você verá um quadro explicando o que este movimento especial faz e quanto de sua barra de movimento especial ele utiliza. Do outro lado, há outro botão que pode ser usado para ordenar o familiar a atacar um alvo específico.

Abaixo da imagem de seu espírito familiar estão os ícones que mostram seus pontos restantes atuais de Evocação (49/50 nesta imagem) e o tempo em minutos durante o qual seu espírito familiar pode permanecer com você.

Como os espíritos familiares de evocação custam pontos de evocação, você verá que precisa recarregá-los frequentemente. Você pode fazer isso indo em direção a qualquer Obelisco de evocação, clicando com o botão direito sobre ele e selecionando "Renovar pontos", ou bebendo uma Poção de evocação. As poções de evocação também restauram parte de sua barra de movimento especial.

Na parte inferior da interface aparecem alguns botões.

call familiar.gif Chamar espírito familiar
Alguns espíritos familiares podem ser deixados para realizar ações ou acabar presos no lado oposto de uma rocha ou árvore. Para chamar seu espírito familiar de volta, basta clicar neste botão e eles reaparecem do seu lado. Se estiver lutando em uma área de múltiplos combates, esse botão também faz seu espírito familiar atacar seu inimigo.
renew familiar1.gif Renovar familiar
Para sua comodidade, este botão pode ser usado para renovar completamente o tempo do seu familiar quando ele estiver se esgotando. Para fazer isso, você deve ter uma outra algibeira do mesmo tipo na sua mochila.
bob empty.gif Pegar objetos do animal de carga
Se você tiver um animal de carga ou um coletor à disposição, você pode clicar neste botão para transferir quaisquer objetos que eles estiverem transportando para sua própria mochila. Se eles tiverem objetos demais para você transportar, eles lhe darão o maior número possível que você possa transportar.
dismiss familiar.gif Dispensar espírito familiar
Caso não queira mais um espírito familiar por perto, você pode clicar neste botão para enviá-lo de volta a sua esfera desconhecida.


O período durante o qual um espírito familiar pode permanecer com você depende do espírito familiar que você evocou. Todos os espíritos familiares permanecerão com você por determinado tempo. Mas há um custo inicial em pontos de evocação para evocar um espírito familiar; portanto, você deve ter pontos de evocação suficientes para cobrir essa ação. Porém, é fácil de recarregar seus pontos: basta procurar um obelisco pequeno.

Quando você tiver um espírito familiar à disposição, descobrirá que muitos deles têm várias capacidades especiais que você pode usar em proveito próprio. Se não tiver certeza do que seu espírito familiar pode fazer, leia Evocação - Espíritos Familiares. Se estiver procurando um espírito familiar para ajudá-lo com um aspecto específico de seu treinamento, talvez você prefira dar uma olhada em Evocação - Focos em Habilidade. Este arquivo mostra cada tipo de espírito familiar segundo a melhor habilidade dele.

Falando com seu espírito familiar

translated chat.jpg
Rabilongo disse: "Tchia-tchak tach-ka".

À medida que seu nível de evocação aumenta, você perceberá que é possível compreender o que seus espíritos familiares estão dizendo. Essa é uma capacidade natural que você aprenderá à medida que vai adquirindo mais experiência. Para entender seus espíritos familiares, você precisa de um nível de Evocação que seja 10 pontos mais alto do que necessita para evocá-los - por exemplo, para entender um rabilongo, que exige um nível 47 de evocação, você precisará de um nível 57 de evocação.

Obviamente, você jamais entenderá um espírito familiar com um nível 91 de evocação, pois você não poderá aumentar seu nível acima de 100 (e somente até 100 se tiver a capa do evocador). Além disso, as criaturas abissais são estranhas, animais não naturais e falam somente com uma linguagem inarticulada.


Pergaminhos de evocação e movimentos especiais

howl.gif

Todos os espíritos familiares têm um "movimento especial" que pode ser ativado por meio de um pergaminho de evocação. Há muitos movimentos especiais diferentes; para ver o que seu espírito familiar faz, por favor leia Evocação - Pergaminhos.

obelisk interface scrolls1.jpg
Interface de criação de pergaminho

Para fazer pergaminhos de evocação, bastar ir até um obelisco totalmente carregado com algumas algibeiras do tipo de seu espírito familiar para o qual você deseja fazer os pergaminhos. Clique no obelisco para ativar a interface da algibeira; em seguida, clique na guia "Pergaminhos" no topo do menu. Você verá, então, uma interface semelhante à seguinte:

Se tiver uma algibeira em sua mochila, o pergaminho correspondente estará em destaque. Para criar um pergaminho, basta clicar na imagem para "transformar" uma algibeira em dez pergaminhos. Você pode transformar várias algibeiras de uma só vez clicando com o botão direito e selecionando "1", "5", "10", "X" ou "Todos".

Ao lado da tela da algibeira/pergaminho está o botão de filtro, então você pode escolher ver todas as opções de pergaminho (com os que ainda pode criar destacados) ou só os que você pode criar no momento.

Utilizar movimentos especiais gastará um pouco de sua energia de movimento especial, que você pode ver no topo da interface de evocação. Como a energia de ataque especial, esta também será recarregada com o passar do tempo. Para ver quanto de sua energia de movimento especial é utilizada por cada pergaminho, consulte o artigo Evocação - Pergaminhos.

Observe que, embora muitos movimentos especiais sejam ativados quando você clica no botão de movimento especial, alguns movimentos especiais exigem que você especifique um alvo (os movimentos especiais do minotauro, por exemplo).


Espíritos familiares e combate

giant ent.gif

Muitos espíritos familiares podem ajudá-lo em combate, atacando seus adversários. Seus ataques variam de irritantes e moderados a ataques capazes de provocar enormes danos ou reduzir gravemente as estatísticas de seu inimigo. Cada espírito familiar de combate tem um tipo específico de combate no qual se especializa e você adquire experiência naquela habilidade (assim como Condição Física) como se você mesmo tivesse provocado os danos. Os espíritos familiares também ajudam em suas tarefas de Extermínio e no compartilhamento de saque.

Naturalmente, como seu espírito familiar está separado de você, ele só pode ajudá-lo a lutar em áreas de combates múltiplos. Para ver as maiores áreas onde seus espíritos familiares podem lutar com você e usar seus movimentos especiais, por favor leia o artigo Evocação - Locais.

Para tirar o máximo proveito dos movimentos especiais de seus espíritos familiares, talvez você queira investir em uma proteção para a cabeça, que pode armazenar pergaminhos a serem utilizados aleatoriamente quando seus adversários o atingirem.

Se estiver enfrentando alguém que tenha um espírito familiar (na Arena de Duelos, por exemplo), você achará útil saber que, em geral, os ataques dos espíritos familiares são diferentes do Combate Corpo a Corpo, Combate à Distância ou magia que talvez você esteja esperando. A maioria das armaduras tem um valor específico de defesa contra os movimentos especiais dos espíritos familiares e alguns de seus ataques desconhecidos e, se seu nível de Oração for elevado o suficiente, talvez você possa usar a oração Antievocação para minimizar os danos que você receberá em seus ataques.


Animais de estimação

pet interface1d.jpg
Interface de bicho de estimação

A habilidade de evocação, além de lhe conceder a capacidade de chamar seres desconhecidos de outra esfera, também lhe permite estreitar os laços com diversos animais nativos do RuneScape. Eles vão de cachorros e lagartixas até filhotes de dragão!

Os animais de estimação podem ser comprados nos Pet shops, capturados utilizando a habilidade de caça, recebidos dos ninhos das aves durante o Corte de Lenha ou pegos quando caírem de alguns monstros.

Se você possuir um ovo, será necessário utilizar uma incubadora para chocá-lo. Você pode encontrar uma incubadora em qualquer Pet shop. Após um breve período, você poderá voltar para a incubadora e retirar seu novo bicho de estimação.

Quando você tiver seu bicho de estimação à disposição e ele o estiver seguindo, você poderá clicar com o botão direito no ícone Evocação perto do minimapa e selecionar "Informações do seguidor" para ver como seu animal está se saindo.

Como na interface para rastrear seus espíritos familiares, há diversas informações úteis disponíveis.

O ícone "prato de alimentação" mostra a fome de seu bicho de estimação. Quanto maior o número, mais eles precisam comer. Se você não alimentar seu bicho de estimação com a regularidade suficiente, é provável que eles fujam; portanto, lembre-se de ter alguns lanches guardados! Você pode descobrir do que seu animal gosta de comer lendo Evocação - Bichos de estimação.

O outro ícone, que mostra um buldogue adulto e um filhote de buldogue, mostra em que ponto seu bicho de estimação está em direção à idade adulta. A maioria dos animais se desenvolvem de cachorrinhos/filhotes etc. até a fase adulta, mas a ave de rapina de Guthix, a coruja de Saradomin e a águia de Zamorak têm em um estágio intermediário.





Report a wiki page

If you have identified content on the wiki that breaches the wiki policies or RuneScape rules it is possible for you to resolve this by editing/updating the content.

However if you feel that a user has seriously breached our rules or editing policy and this requires urgent attention from a member of staff, then please specify the issue from the below categories: