//Principal / Wiki do RuneScape
Pesquisar
Pesquisar na Wiki

Wiki do RuneScape

jagexCertified

Controles - O Mercado Geral

Redirecionado de The Grand Exchange

O Mercado Geral está disponível tanto para membros quanto para jogadores de acesso gratuito e pode ser acessado de qualquer mundo. Note que todas as trocas efetuadas pelo Mercado Geral são definitivas! Você não pode desfazer uma troca.

grand exchange location1a.jpg
Localização do Mercado Geral

O Mercado Geral é uma grande área de mercado em Varrock, a cidade mais populosa e ocupada de RuneScape. Você pode usar o Mercado Geral para comprar ou vender praticamente qualquer coisa. Usando este sistema, você pode comprar e vender bens para jogadores de qualquer lugar do mundo a qualquer momento - eles não precisam encontrar-se com você e você pode pegar seu dinheiro ou bens no banco mais próximo. Enquanto está esperando que uma troca seja efetuada, você não precisa nem estar lá - está livre para desenvolver suas habilidades, efetuar missões ou qualquer outra coisa que você gostar!

Você pode encontrar o Mercado Geral a noroeste de Varrock. Varrock é uma cidade fácil de encontrar e é um dos primeiros lugares que novos jogadores visitam. Você também pode se teleportar para o Mercado Geral usando o anel da riqueza.


Princípios Básicos

brugsen bursen.gif

Antes de poder usar o Mercado Geral, você terá que passar por um tutorial. Você pode receber um falando com o tutor do Mercado Geral ou com Brugsen Bursen. Ambos podem ser encontrados ao sul do Mercado Geral.

Brugsen Bursen (figura à direita), o fundador do Mercado Geral, pode lhe dar um tutorial mais longo e mais interessante. Ele também pode lhe explicar a história do Mercado Geral.

O tutor do Mercado Geral lhe oferecerá um tutorial breve e conciso.

Ao redor do círculo central do Mercado Geral estão várias pessoas, cada uma especialista em comercializar bens específicos. Você pode falar com estas pessoas, ou com Brugsen Bursen, que podem lhe informar sobre o preço de tabela atual de certos objetos. Como os preços destes objetos variam com o tempo, é uma boa ideia checar com eles regularmente para ver quanto seus preços flutuam. Estas pessoas estão marcadas no minimapa da seguinte forma:

Image:ge armour.gif Hofuthand - Armas e armaduras
Hofuthand, o anão, é um especialista em armaduras e armas. Ele pode lhe dizer os preços de objetos individuais ou de conjuntos completos de armadura.
Image:ge herbs.gif Bob Barter - Ervas
Bob veio de Ardonha para comprar e vender ervas. Ele pode lhe dizer os preços de muitas ervas comercializáveis e também pode decantar suas poções em fracos de 2, 3 ou 4 doses.
Image:ge logs.gif Relobo Blinyo - Lenha
Vindo da Vila de Shilo, Relobo usa o conhecimento extenso de seu povo sobre árvores para rastrear os preços de lenha comum, que ele está mais do que feliz em dividir com você.
Image:ge ores.gif Farid Morrisane - Minérios
Farid é o filho do infame Ali Morrisane de Al-Kharid. Sua especialidade são os minérios e você terá dificuldades em encontrar homem ou garoto mais instruído do que ele.
Image:ge runes.gif Murky Matt - Runas
Até mesmo piratas têm interesse em comércio. E os negócios de Murky Matt com os magos da Ilha lunar o deixaram com um robusto estoque de runas. Ele pode lhe dizer tudo sobre o mercado de runas (incluindo essência).

Em quatro tendas nos cantos do Mercado Geral, estão os balconistas do mercado de azul e os bancários de cinza.


Princípios Básicos sobre o Mercado Geral

Em sua essência, o Mercado Geral é um sistema muito simples e você pode comprar ou vender objetos através dos seguintes passos:

  1. Traga objetos que você deseja vender ou dinheiro para comprar objetos.
  2. Fale com um dos caixas do Mercado Geral para colocar objetos para vender ou dar um lance para comprar objetos.
  3. Os caixas pegarão seus objetos ou dinheiro e procurarão por um lance/venda correspondente a eles.
  4. Você pode ter que esperar para que seu lance seja aceito ou para os caixas encontrarem um comprador - por outro lado, isto também pode acontecer em instantes!
  5. Você receberá uma mensagem quando a troca for efetuada e poderá ir ao Mercado Geral ou qualquer banco para pegar suas compras ou dinheiro.

Como o Mercado Geral nunca fecha, os caixas tentarão constantemente encontrar um comprador ou vendedor - você não precisa estar conectado ou no mesmo mundo que o jogador que eles acharem para fazer negócio com você. Você não precisa nem estar no Mercado Geral ou em um banco: pode sair e desenvolver suas habilidades, cumprir uma missão ou fazer qualquer outra coisa que goste de fazer e apenas esperar pela mensagem do Mercado Geral!

Você não pode comprar ou vender objetos não comercializáveis no Mercado Geral e são poucos os objetos comercializáveis que não podem ser comprados ou vendidos no Mercado Geral.

Todas as trocas que o Mercado Geral controla são entre jogadores. Nenhum objeto é criado ou destruído por este sistema - eles são simplesmente transferidos de jogador para jogador. Portanto, sua oferta de compra ou venda será completada somente se os caixas do Mercado Geral encontrarem um jogador para combinar com sua troca. Você não saberá quem comprou ou para quem vendeu seus objetos, mas sempre conseguirá um bom negócio

A forma como o Mercado Geral funciona será explicada de forma mais completa nas seções seguintes.


Vendendo objetos

exchange summary intro.jpg
Janela de abertura do Mercado Geral

Para vender objetos através do Mercado Geral, você pode simplesmente falar com um dos caixas do Mercado Geral ou clicar neles com o botão direito e escolher "Trocar". Isto fará aparecer esta interface.

Esta interface mostra se você tem ou não alguma oferta de compra ou venda atualmente no Mercado Geral. Membros podem ter até seis ofertas combinadas de compra e venda simultâneas, enquanto jogadores gratuitos só podem ter duas. Neste exemplo, o jogador não tem ofertas ativas.

sell button1.gif

Você pode então clicar no ícone "vender" (mostrado à esquerda) para colocar um objeto à venda. Você deve ter este objeto ou grupo de objetos (você pode usar notas do banco para vender grandes quantidades) em sua mochila. Cada tipo de objeto que você deseja vender tomará um de seus espaços de oferta.

sell interface1.jpg
Interface de venda

Você verá então uma nova interface, que permite que escolha um objeto de sua mochila para vender. Se você escolher um grupo de objetos, todos eles serão automaticamente colocados na interface. Se você escolher vender mil diamantes lapidados, por exemplo, sua interface ficaria como a mostrada à esquerda.

Você pode escolher aumentar ou diminuir a quantidade que deseja vender usando os botões sob a caixa de "Quantidade", ou os botões de + e - nos lados. O botão marcado "..." permite que você digite o exato número que deseja vender. Clicar nos botões numerados mudará a quantidade para este número. Se você queria vender cem, por exemplo, você poderia simplesmente clicar no botão "100". Se você mudar o número que quer vender e depois decidir que quer vender todos, você pode colocar todos novamente clicando no botão "TUDO".

Você pode ver que o preço do objeto está automaticamente definido como o preço atual de tabela (este valor pode mudar com o tempo se o objeto vender por mais ou menos, como explicado abaixo). Você pode escolher aumentar ou diminuir usando os botões + e - em qualquer lado do preço, clicando nos botões +-5% para colocar o preço 5% para cima ou para baixo, ou clicando no botão "..." para definir o preço exato manualmente.

minus price.gif plus price.gif lessen price.gif market price.gif custom price.gif increase price.gif
Reduzir quantidade/preço em uma moeda Aumentar quantidade/preço em uma moedan Reduzir preço em 5% Definir o preço como preço de tabela Definir preço manualmente Aumentar preço em 5%

Quando você estiver satisfeito com o preço e quantidade, pode clicar em "Confirmar oferta" e esperar pelo resultado. Se você mudar de ideia, pode clicar na flecha no canto inferior esquerdo para voltar para o resumo de trocas.

Quando seus objetos forem vendidos, eles podem ser vendidos em blocos. No exemplo acima, é possível que o Mercado Geral venda 200 diamantes para um jogador, 50 para outro e assim por diante. Desta forma, pode demorar algum tempo para vender grandes quantidades. No lado positivo, quando seus objetos forem vendidos, você sempre vai conseguir pelo menos o preço que você pediu - o lado negativo é que, se você definir o preço como sendo alto demais, seus objetos podem acabar não sendo vendidos.

Quando o Mercado Geral vender alguns de seus objetos, você receberá uma mensagem. Você pode ir ao Mercado Geral ou qualquer banco (clique com o botão direito no bancário e selecione "Coletar" para acessar sua caixa de coleta do Mercado Geral) para checar isto e coletar seu dinheiro. Você pode ver quanto já foi vendido de cada oferta vendo a barra de progresso embaixo de cada oferta. Clique aqui para ler mais sobre bancos e sua caixa de coleta.

Você pode ir então ao Mercado Geral ou qualquer banco para coletar seu dinheiro.

Você pode acompanhar suas vendas falando com os caixas do Mercado Geral ou clicando com o botão direito neles e escolhendo "Trocar". Isto fará aparecer seu resumo de trocas, no qual você pode clicar em uma oferta para ver seu progresso.

Você pode clicar nas moedas no canto inferior direito da interface de resumo para coletar seu dinheiro.

Você pode cancelar uma oferta a qualquer momento falando com um caixa do Mercado Geral ou clicando nele com o botão direito e selecionando "Trocar". Se você clicar na oferta que deseja cancelar, pode clicar no botão vermelho no canto inferior direito da interface. Se você já vendeu alguns dos objetos desta oferta, poderá coletar seu dinheiro.


Comprando objetos

Comprar objetos no Mercado Geral é um processo muito simples que permite que você compre objetos rapidamente e sem esforço. Para começar a comprar, fale com um caixa do Mercado Geral ou clique nele com o botão direito e escolha "Trocar".

buy button1.gif
Interface de compra

Em seguida você verá uma série de caixas e pode clicar no ícone de "comprar" (mostrado à esquerda) para fazer uma oferta para comprar uma quantidade de objetos por um preço determinado.

Você verá então a interface à direita.

Nesta janela, você verá uma caixa piscando com uma lente de aumento que mostrará o objeto que você deseja comprar quando o tiver selecionado. Você também verá uma interface em sua caixa de bate-papo. Esta interface permite que você digite o nome do objeto pelo qual deseja fazer uma oferta.

Para começar a procurar objetos, simplesmente comece a digitar o nome. À medida que você digita, uma lista de objetos aparecerá para você escolher:

item list.jpg

Se você quisesse comprar diamantes lapidados, como no exemplo à esquerda, você poderia então clicar no nome do objeto para selecioná-lo. Isto fechará a interface e colocará aquele objeto na interface de oferta na janela principal do jogo. Assim como ocorre com a venda de objetos, você pode então ajustar o preço que deseja pagar e a quantidade que deseja comprar. Você pode aumentar a quantidade que deseja comprar clicando nos botões numerados. Se você quisesse comprar 2.000, por exemplo, poderia clicar em "1K" duas vezes. Você precisa ter dinheiro o suficiente em sua mochila para fazer a oferta, e ele será tirado da sua mochila assim que você clicar em "Confirmar oferta".

minus price.gif plus price.gif lessen price.gif market price.gif custom price.gif increase price.gif
Reduzir quantidade/preço em uma moeda Aumentar quantidade/preço em uma moeda Reduzir preço em 5% Definir o preço como preço de tabela Definir preço manualmente Aumentar preço em 5%

O Mercado Geral sempre tentará encontrar um bom preço e pode lhe custar menos do que você havia oferecido. Você pode acabar comprando de vários jogadores a diferentes preços, mas eles nunca custarão mais do que você ofereceu por objeto.

pending offer.jpg
Abrindo a interface com oferta pendente

Assim como ocorre quando vende objetos, você pode acompanhar sua oferta falando com o caixa do Mercado Geral ou clicando nele com o botão direito e escolhendo "Trocar". Isto fará com que suas ofertas atuais apareçam.

Quando o Mercado Geral encontrar alguns dos objetos para você, você receberá uma mensagem, exatamente como se tivesse vendido um objeto. Você pode ir ao Mercado Geral ou qualquer banco (clique com o botão direito no bancário e selecionar "Coletar" para acessar sua caixa de coleta do Mercado Geral) para verificar e coletar seus novos bens. Você pode ver quanto já foi comprado de cada oferta vendo a barra de progresso embaixo da oferta. Clique aqui para ler mais sobre bancos e sua caixa de coleta.

Você pode cancelar uma oferta a qualquer momento falando com um caixa do Mercado Geral ou clicando nele com o botão direito e selecionando "Trocar". Se você clicar na oferta que deseja cancelar, pode clicar no botão vermelho no canto inferior direito da interface. Se você já comprou alguns dos objetos desta oferta, poderá coletá-los.

Existem alguns casos em que uma oferta não será concluída.


Conjuntos de objetos

clerk options1.gif

Alguns objetos, normalmente armaduras, podem ser convertidos em um único "conjunto" de objetos para facilitar a compra ou venda deles como um todo, sem ter que esperar que alguém compre ou venda cada parte separadamente. Não há cobrança adicional por converter armaduras em conjuntos. Também tem a vantagem de você poder vender o conjunto completo e gastar somente um de seus "espaços" de troca. Para converter uma armadura em um conjunto, fale com um caixa do Mercado Geral.

Você pode converter um conjunto em suas partes (para que você possa usá-las!) da mesma forma.

Cuidado! Clicar com o botão direito em um conjunto e escolher "Destruir" não irá convertê-lo de volta em suas partes. Você deve falar com um caixa do Mercado Geral para transformar um conjunto em uma armadura utilizável.

Nem todas as armaduras podem ser combinadas em conjuntos e você deve ter todos os objetos necessários em sua mochila. Confira a seguinte lista antes de tentar trocar sua armadura por um conjunto:

rune set.gif Conjuntos de armadura de metal normal (de bronze, de ferro, de aço, negras, de mithril, de adamantio, rúnicas):
Cota de placa, elmo completo, escudo ogival, perneiras de placa / escarcela de placa (o conjunto está marcado com (p) ou (esc) para indicar qual deles).
dragon set.gif Conjuntos de armadura dragônica:
Cota de malha, elmo médio, perneiras de placa / escarcela de placa (o conjunto está marcado com (p) ou (esc) para indicar qual deles).
verac set.gif Conjuntos de armadura das catacumbas* (Ahrim, Dharok, Guthan, Karil, Torag, Verac):
Torso, perneiras, cabeça, arma.
third age melee set.gif Conjunto de armadura de Combate Corpo a Corpo da Terceira Era:
Cota de placa, elmo completo, escudo ogival, perneiras de placa.
trimmed rune set.gif Conjuntos de armadura enfeitada e enfeitada com ouro (negra, de adamantio, rúnica):
Cota de placa, elmo completo, escudo ogival, perneiras de placa / escarcela de placa (o conjunto está marcado com (p) ou (esc) para indicar qual deles).
gilded armour set.gif Conjuntos de armadura dourada:
Cota de placa, elmo completo, escudo ogival, perneiras de placa / escarcela de placa (o conjunto está marcado com (p) ou (esc) para indicar qual deles).
god armour set.gif Conjuntos de armadura divina (Guthix, Saradomin, Zamorak):
Cota de placa, elmo completo, escudo ogival, perneiras de placa / escarcela de placa (o conjunto está marcado com (p) ou (esc) para indicar qual deles).
skeletal set.gif Conjuntos de armadura de Dagannoth (de rocha, de espinhos, esquelética):
Elmo, cota de placa/cota/túnica, perneiras/saia.
black dragonhide set.gif Conjuntos de armadura de dragão (verde, azul, vermelho, preto):
Cota, perneiras, braços.
blessed dragonhide set.gif Conjuntos de armadura dragônica abençoada (Guthix, Saradomin, Zamorak):
Cota, coifa, perneiras, braceletes.
third age ranger set.gif Conjunto de armadura do arqueiro da Terceira Era:
Coifa, cota, perneiras, braços.
trimmed dragonhide set.gif Conjuntos de armadura de dragão enfeitada e enfeitada com ouro (verde, azul):
Cota, perneiras.
mystic set.gif Conjuntos de túnica mística (normal, escura, clara):
Chapéu, túnica, saia da túnica, luvas, botas.
infinity set.gif Conjuntos de túnica do infinito:
Chapéu, túnica, saia da túnica, luvas, botas.
splitbark set.gif Conjuntos de armadura de tronco:
Elmo, cota, botas, manoplas, perneiras.
third age mage set.gif Conjuntos de mago da Terceira Era:
Torso, perneiras, amuleto, chapéu.
enchanted set.gif Conjuntos de túnica encantada:
Chapéu, túnica, saia da túnica.
trimmed blue wizard set.gif Conjuntos de mago enfeitado e enfeitado com ouro:
Chapéu, túnica, saia da túnica.
dwarf cannon set.gif Conjuntos do canhão dos anões:
Base, suporte, canos e fornalha do canhão.
  • Conjuntos de armadura das catacumbas só podem ser feitos com armaduras não danificadas.

Seu histórico de trocas

exchange history.jpg
Janela do histórico de trocas

Mercadores e comerciantes bem sucedidos sabem que a chave para lucrar é conhecer o mercado. Você pode acompanhar os preços falando com os especialistas ao redor do Mercado Geral e com Brugsen Bursen e também pode acompanhar suas últimas trocas concluídas no Mercado Geral. Você pode fazer isso falando com um dos caixas do Mercado Geral ou clicando neles com o botão direito e selecionando "Histórico".

Isso mostra suas últimas cinco trocas: o tipo de oferta (compra ou venda), o objeto, a quantidade e o preço (que você pagou ou recebeu). Trocas só aparecerão nesta interface se você coletou os objetos e/ou o dinheiro - isto inclui trocas que você cancelou.

Um jogador com bom conhecimento dos preços atuais dos objetos e do seu histórico de trocas conseguirá os maiores lucros no Mercado Geral.

Barra do Jogo de RuneScape

Fazendo o download da barra do jogo de RuneScape, você pode acompanhar o progresso das suas ofertas no Mercado Geral quando não estiver logado no jogo. Esta ferramenta lhe mantém atualizado sobre cada venda ou compra que é realizada na sua conta do Mercado Geral, além de oferecer atualizações via RSS das notícias e links úteis para páginas do RuneScape, e uma janela de busca para o Guia do Jogo.

A ferramenta do Mercado Geral vai atualizar automaticamente a cada dez minutos. Você pode atualizar a barra de ferramentas manualmente no link "Refresh Toolbar" no menu de opções.

Perguntas frequentes

O que afeta o preço dos objetos?

À medida que você comprar e vender, provavelmente notará que o preço de tabela tem uma tendência a mudar, o que é baseado no valor que os jogadores dão a estes objetos. Se um objeto é difícil de conseguir e muito útil, você provavelmente verá o preço de tabela dele aumentar, pois os compradores estarão dispostos a pagar mais para ter certeza de que o conseguirão e os vendedores venderão por preços maiores do que a média.

Isto também é verdade para objetos comuns e menos úteis, cujo valor pode diminuir.

Isto é chamado de Lei da oferta e da procura.

  • Se um objeto tem uma alta procura e pouca oferta, seu preço de tabela aumenta.
  • Se um objeto tem uma baixa procura e muita oferta, seu preço de tabela diminui.
  • Se a procura por um objeto equilibrar-se com sua oferta, o preço de tabela ficará mais ou menos constante.

Nota - o preço de tabela é simplesmente uma indicação para o preço médio de um objeto. Um preço de tabela não afeta por quanto você pode vender um objeto.

O preço de tabela de um objeto pode aumentar ou diminuir um máximo de 5% toda vez que recalculamos o preço de um objeto. Normalmente, este novo cálculo acontece uma vez por dia. Isto significa que há pouco risco que o preço de um objeto despenque ou vá às alturas muito rápido. Isto faz com que seja mais difícil para jogadores manipularem os preços e garante que todos façam um bom negócio.

Preços são definidos exclusivamente pelas trocas entre os jogadores! Não há um "valor definido" nos quais os preços se baseiam, com a exceção de que o preço de um objeto nunca subirá acima do preço no estoque principal das lojas, ou cair abaixo do preço que uma loja paga por ele. Note que as lojas ajustam seus preços de acordo com o Mercado Geral, então é extraordinariamente difícil ter um lucro fácil comprando das lojas e vendendo no Mercado Geral e vice versa.

Os preços de tabela dos objetos, portanto, não são definidos pela Jagex, mas pelos próprios jogadores! Estamos interessados em manter uma economia controlada pelos jogadores e, por isso, os preços são calculados usando as regras de oferta e procura acima. Só iremos intervir como último recurso e somente se acharmos que está havendo manipulação dos preços, embora o sistema tenha muitas defesas contra este problema.

O preço de tabela afeta o valor de alquimia de um objeto?

Não. O valor de alquimia de um objeto tem um valor estático e separado, que não é afetado por trocas no Mercado Geral. O valor de objetos que você mantém em sua morte é calculado seguindo a tabela de preços do Mercado Geral e não o valor de alquimia.

Com todas estas informações, saia e vá lucrar no Mercado Geral!